Balanced Scorecard no Instituto Nacional do Seguro Social: uma análise segundo a percepção dos servidores da linha de frente
Date
2012-11-30Metadata
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O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão já consolidada que tem sido adotada tanto em organizações privadas quanto públicas. Um dos modelos mais utilizados, nesse sentido, é o Balanced Scorecard. Ocorre que o uso desse modelo em organizações públicas requer maior atenção e adaptações, visto que uma das suas quatro perspectivas ( a financeira) perde importância. Além disso, estudos demonstram que para ter sucesso, o Balanced Scorecard precisa ser divulgado e compreendido por todos os membros da organização, especialmente aqueles servidores que atuam no nível operacional, que compreendem a dinâmica e peculiaridades do trabalho e podem vir a sugerir melhorias importantes no processo. O INSS adotou o Balanced Scorecard como modelo de gestão estratégica, traçando um mapa estratégico para o período de 2009-2015. Este trabalho buscou verificar se o BSC adotado pelo INSS é conhecido e compreendido pelos servidores da linha de frente. Para isso, foram aplicados questionários e entrevistas com os servidores que atuam na linha de frente na Gerência Executiva do INSS em Santa Maria-RS, visando coletar e analisar tais percepções. O resultado demonstra que estes servidores avaliam positivamente o instrumento, mas apontam alguns problemas e sugestões que podem subsidiar decisões da alta direção do INSS.