A contribuição das redes sociais online para o relacionamento empresa x comunidade, no que tange aos projetos de responsabilidade socioambiental
Date
2013-02-26Metadata
Show full item recordAbstract
O crescente interesse em relação a uma comunicação online responsável, por parte das
empresas indica o quanto esse aspecto tornou-se uma necessidade, a fim de se manterem
competitivas e, ao mesmo tempo, éticas com as ações com as quais se comprometem. O
mundo web vem evoluindo e o uso da Internet como um meio de comunicação rápido e
econômico tem levado as empresas a utilizá-lo cada vez com mais frequência. Inserido nesse
contexto, este estudo tem por objetivo entender como as empresas interagem com seus
públicos, utilizando-se das redes sociais online para divulgar suas estratégias de
responsabilidade socioambiental e se, efetivamente, podem proporcionar uma maior
conscientização da sociedade sob esses aspectos, potencializando a imagem positiva das
organizações, promovendo o seu diferencial competitivo. O estudo de natureza qualitativa
baseou-se em diversas fontes de evidência: (i) Instituto Ethos, do qual foram extraídas as
empresas objeto deste estudo; (ii) rede social online, mais especificamente o Facebook, cujo
conteúdo dos posts foi analisado nas fun pages das empresas; (iii) entrevistas semiestruturadas
com os gestores responsáveis pela geração dos conteúdos das fun pages das empresas
pesquisadas. Os resultados deste estudo permitem concluir que as empresas analisadas estão
familiarizadas com os princípios conceituais da RSE, embora esse seja ainda um conceito em
construção. Além disso, verificou-se que, a preocupação com a Responsabilidade
Socioambiental, embora recente, já tomou uma proporção que extrapola as exigências legais,
porém essa preocupação não se traduz necessariamente em ações ou projetos relacionados ao
tema. As três empresas consideram o Facebook um importante canal de comunicação, devido
a sua natureza interativa e abrangente, mas apenas duas delas divulgam seus projetos, ações e
práticas de RSE nas fun pages. Evidenciou-se, também, que a maior parte das mensagens se
referem as questões sociais, em detrimento das ambientais. No geral, os resultados sugerem
que as empresas consideram importante a adoção de práticas de RSE em seus negócios e,
igualmente, compartilhá-las, seja em sites, redes sociais ou mesmo em outros meios de
comunicação, o que não está claro é se elas têm a compreensão de como transformar os
desafios da sustentabilidade em oportunidades estratégicas. Espera-se que este trabalho possa
ter contribuído de alguma forma para uma melhor compreensão dos conceitos e da associação
entre a responsabilidade ambiental, comunicação organizacional e uso de redes sociais online
como uma ferramenta para esta comunicação.