• Educação ambiental: desenvolvendo o senso crítico e a cidadania 

      Luiz, Andréia Aparecida Santos (2005-03-14)
      O presente trabalho destaca a necessidade da Educação Ambiental nas escolas, enfatizando a importância de uma educação séria, que busca formar indivíduos, que compreendam a realidade e tenham capacidade para criticá-la, ...
    • Educação inclusiva e Instituto Estadual Tiaraju: uma discussão necessária 

      Peripolli, Luciane Felin (2005-03-17)
      A presente pesquisa, resultado de um trabalho para o Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional da Universidade Federal de Santa Maria, realizado em 2005, é um estudo de caso de cunho qualitativo, sobre as ...
    • Educação, meio ambiente e cidadania 

      Miletto, Milene Ferreira (2005-03-14)
      Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre Educação Ambiental, que analisa as práticas e as concepções de professores, alunos, diretora, pais e funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Medeiros, ...
    • Educação: discursos e práticas 

      Felix, Mariângela Fighera (2005)
      O trabalho apresenta um estudo sobre a prática pedagógica do professor e sua relação com o Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Patrício Dias Ferreira”. Partindo de um referencial ...
    • A escola como espaço inclusivo 

      Teixeira, Maria Algemira Veloso (2004-12-20)
      A presente pesquisa tem por objetivo analisar a escola como espaço inclusivo e a concepção do corpo docente sobre a inclusão. Este estudo tem como prática metodológica pesquisa descritiva, tendo como instrumento para a ...
    • A escola como espaço inclusivo: um desafio para os educadores 

      Evangelho, Cleusa Regina Becker (2005-03-17)
      O presente trabalho visa conhecer a opinião de seis professoras em uma escola do Município de São Sepé - RS sobre o impacto que a inclusão tem provocado no ambiente escolar, entre os educadores, na aceitação dos alunos com ...
    • A estimulação psicomotora e a aprendizagem nas séries iniciais 

      Lorenzen Junior, Walter (2004-12-20)
      Ao realizarmos este trabalho buscamos informações sobre a prática da estimulação psicomotora, através das aulas de Educação Física em escolas da rede pública do município de Caçapava do Sul, RS, Brasil. Estas atividades ...
    • Evasão escolar no ensino médio noturno - uma questão a ser repensada 

      Nery, Loiraci de Jesus Campos (2005-03-21)
      Este trabalho investiga como a comunidade escolar do Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro compreende o fenômeno da Evasão Escolar no Ensino Médio noturno. O tema escolhido deve-se a nossa preocupação diante da ...
    • Evasão escolar: uma questão que preocupa 

      Medeiros, Denise Rosa (2005-03-21)
      Este trabalho analisa a evasão escolar no sistema Educacional de Caçapava do Sul em uma escola da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª à 8ª séries. Versará sobre a importância de um ensino ...
    • Evasão no curso normal 

      Pereira, Iolanda Regina Dias (2005-08-16)
      A evasão dos alunos, vivenciada no Curso Normal de Nível Médio, no período de 1999 a 2004, motivou a presente pesquisa. O contexto educacional brasileiro tem demonstrado, segundo as estatísticas, uma queda na qualidade ...
    • Ética e cidadania construindo valores na educação 

      Chaves, Léa Conceição Fernandes (2005-03-29)
      Esta pesquisa visa apresentar um referencial teórico que salienta a importância do desenvolvimento pessoal, o compromisso com a construção da cidadania, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social ...
    • Fatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamental 

      Medeiros, Rita Marlice Madrid (2005-03-17)
      Este trabalho trata do problema da reprovação escolar nas escolas públicas brasileiras, com base em dados estatísticos veiculados na TV e na imprensa. O nosso foco de pesquisa ficou restrito a uma escola pública pertencente ...
    • A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil 

      Donatto, Miriam Edite Canfield (2005-03)
      Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como tema norteador a humanização da infância através da literatura infantil, onde obras nos campos da História, Literatura, Psicologia e Psicopedagogia foram estudadas. ...
    • Inclusão de um aluno especial na escola regular 

      Perceval, Ilma Nunes (2005-03-17)
      Este estudo teve como finalidade, investigar quais as causas e preconceitos apresentados pela comunidade escolar,que dificultam o aluno com Necessidades Educacionais Especiais (Paralisia Cerebral) serem incluídos no ...
    • A inclusão do aluno com Síndrome de Down: análise do cotidiano de uma escola da zona rural do municipio de Cacapava do Sul 

      Pereira, Andréa Amestoy (2005-05-20)
      O objetivo deste estudo foi analisar a inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down em uma escola da zona rural no município de Caçapava do SUL. A pesquisa aborda aspectos históricos, anatômicos e educacionais, da ...
    • Inclusão educacional de alunos com deficiência: o estudo de uma realidade 

      Fonseca, Ana Jocemar Pereira (2005-03-18)
      Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos analisar como o processo de inclusão é percebido pelos ...
    • Influência do gestor no processo ensino aprendizagem 

      Dias, Marcia Rejane Miolo (2005-03-18)
      O acesso ao conhecimento científico, técnico, administrativo é fundamental ao desenvolvimento, só que a nenhum mercado é viável a distribuição democrática de seus produtos (incluindo a mercadoria educação), sob pena de ...
    • A informática e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais 

      Gass, Márcia Cristina Lôndero (2005-03-17)
      Atualmente, todos nós, seres humanos, somos atingidos pelas invenções tecnológicas, que, nos bombardeiam com novas modalidades de conhecer, perceber, memorizar e comunicar com o mundo. Nossas relações sociais, nossas formas ...
    • As inteligências múltiplas na psicopedagogia 

      Pereira, Elisângela de Oliveira (2005-03-15)
      O homem é um ser social, racional e emocional, inacabado, criativo que constrói e reconstrói em mediação com o contexto sócio-cultural no qual esta inserida. Diante disso nos questionamos: como os psicopedagogos podem ...
    • A interdisciplinaridade no contexto escolar: desafios, obstáculos e possibilidades 

      Silva, Lucélia Brum da (2005-06-22)
      Neste trabalho, abordo a questão da Interdisciplinaridade principalmente no que tange os desafios e obstáculos inerentes a sua prática. Para tanto, busco nas produções teóricas definições sobre o referido tema na tentativa ...