• Reflexão na prática pedagógica: novas perspectivas de aprendizagem docente 

      Poglia, Patrícia Dalmaso (2005-03-16)
      A investigação objetiva apresentar algumas considerações sobre a profissionalidade do professor, sua formação e como sua prática pedagógica decorre em conseqüência dessa formação. A proposta do professor reflexivo é ...
    • Repensando a formação continuada de professores alfabetizadores 

      Santos, Eliane Aparecida Galvão dos (2004)
      Este estudo teve por objetivo investigar quais concepções sobre a leitura e a escrita iniciais são construídas pelas professoras alfabetizadoras e como elas consolidam estes conhecimentos no seu diaa- dia em sala de ...
    • Reprovação escolar 

      Rosa, Magdalena Castro da (2005-03-16)
      A reprovação escolar é um fenômeno que vem preocupando a todos aqueles que, de um modo ou de outro, interessam-se por uma educação de qualidade. E o que significa educação de qualidade? É aquela que prepara o cidadão ...
    • Ressignificando a auto-Imagem e/ou auto-estima e o autoconceito de crianças pré-escolar (educação infantil) 

      Rosa, Gícelda Maria Fernandes Jaime (2005-03-15)
      A presente pesquisa qualitativa busca desenvolver a importância da auto-imagem e /ou da auto-estima e do autoconceito das crianças que fazem parte da Pré-Escola (Educação Infantil). Em outras épocas, e durante muito tempo, ...
    • Ressignificando as inteligências múltiplas na educação 

      Andrade, Rosemarí Oliveira de (2005-03-15)
      A presente pesquisa bibliográfica busca estudar a teoria das inteligências múltiplas e sua aplicabilidade na educação, comprovando que o seu conhecimento pode trazer significativas mudanças para nós educadores, educandos, ...