Educação continuada e mudança organizacional no núcleo integrado de bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão
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2014-09-18Metadatos
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O processo de mudança organizacional requer uma atuação dinâmica. Nesse contexto, insere-se a educação continuada, relacionada com as qualificações, habilidades, conhecimentos e criatividade, que exercem grande influência na perspectiva de melhoria dos profissionais para atuarem no cenário competitivo atual. O estudo desenvolvido diz respeito à qualificação do servidor público federal, com vistas ao alcance de melhores resultados no ambiente de trabalho. O estudo foi realizado no Núcleo Integrado de Bibliotecas (NIB), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O foco desse estudo é a organização pública, que tem como finalidade a condução do seu trabalho, visando à satisfação das necessidades coletivas. Nesse sentido, apresentam-se como objetivos: i) identificar as ações de educação continuada realizadas no NIB/UFMA; ii) levantar os elementos associados à educação continuada, que proporcionam mudança no cotidiano organizacional e, iii) investigar os resultados oportunizados pelas iniciativas de educação continuada ao NIB. No que tange aos procedimentos metodológicos da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, de natureza descritiva e como estratégia, o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de observação não-participante, pesquisa documental e entrevista individual semiestruturada. Os resultados evidenciam que a educação continuada predispõe as pessoas a alterarem seus comportamentos, mas que o suporte organizacional tem grande contribuição para a maximização dos resultados e produtividade na organização. Também foi possível identificar a necessidade de avaliação após as ações de educação continuada, a fim de mensurar os ganhos e melhorias para a instituição, no sentido de estabelecer a prática da educação continuada como relevante tanto para a organização quanto para os servidores.