Avaliação institucional: um olhar sobre o processo de autoavaliação e sua relação com o comportamento empreendedor em uma IFES
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2014-09-30Metadatos
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A avaliação nas instituições de educação superior IES no Brasil vem ganhando um papel
relevante nas últimas décadas e, com o Sistema nacional de avaliação de ensino superior
SINAES as instituições consolidam o modelo de avaliação objetivando a melhoria da qualidade
na educação superior. O estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a percepção dos
gestores da Universidade Federal do Maranhão - UFMA sobre o processo de autoavaliação
Institucional, e sua influência sobre o comportamento empreendedor em relação a esse processo.
Foi utilizado um método misto, quantitativo e qualitativo, do tipo exploratório e, como estratégia
de pesquisa, o estudo de caso. Para abordagem quantitativa foi utilizado questionários das
características comportamentais empreendedoras (CCEs) de McClelland com o objetivo de
identificar as características comportamentais empreendedoras dos gestores envolvidos no
processo de autoavaliação. Participaram do estudo 42 gestores, os coordenadores de cursos de
graduação presencial e diretores dos centros acadêmicos. Os resultados obtidos constataram que
na caracterização do perfil houve uma frequência maior do gênero feminino, a maioria dos
pesquisados estão na faixa etária de 34 a 41 anos, participaram da pesquisa 8 centros acadêmicos,
onde o CCH e CCSo obteve-se um maior índice de respondentes. Com relação a titulação há
predomínio de doutores ocupando cargos de gestão (61,9%) e a maioria com menos de 7 anos na
instituição. Com relação ao envolvimento no processo de autoavaliação 52,4% não possuem
envolvimento com esse processo. As dez características comportamentais empreendedoras
CCEs obtiveram nível de intensidade médio e forte com destaque para a busca de informação que
obteve 97,6%. Dos conjuntos de agrupamentos das características comportamentais
empreendedoras obteve-se 90,5% no conjunto realização, 69,0% no conjunto planejamento e
90,5% no conjunto poder. A abordagem qualitativa foi realizada com cinco gestores, sendo quatro
diretores de centro acadêmico e um coordenador de curso de graduação presencial da UFMA, por
meio de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, adotou-se análise de conteúdo a
partir da técnica categorial e anunciação. Desta análise, surgiram três categorias não a priori: a
percepção do processo de autoavaliação institucional, a participação no processo e a percepção
dos resultados do processo de autoavaliação. A complementação das abordagens - quantitativa e
qualitativa - foi realizada por meio da triangulação dos dados. Os resultados da triangulação dos
dados permitiram verificar a influência das características empreendedoras na percepção dos
coordenadores de cursos de graduação presencial e diretores dos centros acadêmicos no processo
de autoavaliação. Os resultados do estudo permitiram conhecer as características empreendedoras
dos gestores e sua relação na percepção sobre a autoavaliação institucional, de forma que essas
características possam contribui para o desenvolvimento do processo de autoavaliação
institucional na Universidade Federal do Maranhão.