Cultura organizacional e gestão da qualidade em um hospital universitário
Resumo
Este estudo abordam-se a cultura organizacional e a gestão da qualidade em um Hospital Universitário. Partindo da revisão dos modelos de cultura buscou-se a compreensão da relevância da cultura organizacional para o desenvolvimento da qualidade. Contextualizam-se a cultura organizacional brasileira identificando a importância da cultura nacional e suas influências representadas pelos traços brasileiros. Conceitua-se a qualidade e apresenta-se o sistema de gestão da qualidade no contexto da saúde abordando a certificação NBR ISO 9001:2008 e a acreditação hospitalar. Diante dos dois construtos busca-se responder o seguinte problema de pesquisa: Que elementos da cultura organizacional influenciam nos princípios da qualidade da NBR ISO 9001:2008 na percepção dos profissionais em um Hospital Universitário (HU)? E tem por finalidade Identificar elementos da cultura organizacional que influenciam nos princípios da qualidade da NBR ISO 9001/2008 na percepção dos profissionais em um Hospital Universitário. Para responder o seguinte questionamento adota-se o método de pesquisa descritiva, correlacional e quantitativa. Aplicam-se questionários a 189 profissionais de saúde dos setores certificados do HU. Analisam-se os dados por meio de estatísticas descritivas e correlações entre os construtos utilizando-se os softwares microsoft excel , Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 18 e pelo Statistical Analysis System (SAS versão 9.1). O estudo destaca que os profissionais percebem adoção de valores de profissionalismo cooperativo e das práticas de integração externa. Reconhecem em suas práticas todos os princípios da qualidade com destaque para foco no cliente e envolvimento de pessoas. As correlações entre cultura e qualidade apresentam-se associações positivas e significativas entre estes construtos.