Desafios da gestão democrática na educação infantil
Resumo
A organização e gestão da escola, na atualidade é reflexo do paradigma cartesiano, que até pouco tempo regia a sociedade, determinando o modo de ser, agir e viver das pessoas e, por conseqüência das entidades e grupos sociais, especialmente quanto ao exercício da autoridade e do poder. O novo paradigma concebe o homem na sua totalidade e como um ser de relações, o que fundamenta a necessidade e a importância de um gestor líder, dialógico e que fomente a participação de todos. Para tanto, esta pesquisa está ancorada na seguinte problemática: Quais desafios da gestão democrática da Educação Infantil? Assim sendo, nesta pesquisa objetiva-se, de maneira geral refletir acerca dos desafios da gestão democrática na escola de Educação Infantil Mundo da Criança de Tapera/RS e como objetivos específicos prioriza-se- reconhecer os pressupostos teóricos e legais relacionados à democratização da escola pública; discutir os princípios e mecanismos de gestão democrática para a organização da escola de educação infantil e a atuação do gestor; identificar principais competências e desafios do gestor escolar, tendo em vista a concepção de gestão democrático-participativa na escola de educação infantil. O tipo de pesquisa foi Estudo de Caso, através de uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados, questionários com semi-estruturados - com questões abertas, e fechadas, para cinco professores e três componentes da equipe diretiva da escola, e posterior análise para as conclusões. Dessa forma, tanto a pesquisa quanto os achados teóricos remetem à figura do gestor, como líder e responsável por fomentar todas as ações realizadas na escola. Profissional cujo papel deve ser pensar a escola como um todo: infraestrutura, espaços, materiais, recursos, atividades, administrativo, recursos humanos, aprendizagem, relações família e escola e comunidade, entre outros. Deve o gestor, usar a sua autoridade, estabelecendo boas relações humanas, sabendo tratar a todos com respeito e educação e dialogando com todos, ouvindo e considerando a opinião de todos. Cabe a ele Incentivar a participação de todos os membros da comunidade escolar, uma vez que a participação enriquece o processo, além de comprometer quem participa, a se engajar no processo como membro atuante. O perfil desse profissional deve ser de uma pessoa visionária, isto é, que vislumbre e projete sonhos e utopias para a escola.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]