O projeto pedagógico escolar e suas implicações no Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos Julieta Balestro, no Presídio Regional de Santa Maria - RS
Resumo
A presente monografia buscou investigar como ocorre a construção do Projeto Pedagógico no Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos Julieta Balestro junto ao Presídio Regional de Santa Maria. Para o desenvolvimento desse estudo optou-se por uma abordagem qualitativa caracterizada como estudo de caso. Através de análise de documentos e entrevistas e aplicação de questionários com dez perguntas fechadas e duas discursivas com o intuito de conhecer a realidade do núcleo e compreender o posicionamento de seis profissionais que atuam na instituição educacional. Nessa perspectiva, a análise sustenta suas considerações nas legislações vigentes e em teóricos como: Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e bases da Educação (1996) Julião (2009; 2007), Veiga (2002; 2001,1996), Freire (2002; 1997), Ferreira (2007). Verificou-se, no NEEJA Julieta Balestro, quase que completa ausência de autonomia para que as ações previstas no PP sejam efetivadas. Evidenciou-se um paradoxo entre o principio de gestão democrática e a importância de compreender os núcleos educacionais prisionais como cenários que possam potencializar as ações de reinserção do sujeito à sociedade, respeitando a contribuição de todos os atores envolvidos no processo, para que assim a prática educativa seja significativa.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]