Objetos gravados: uma experimentação poética a partir da técnica de gravura em metal
Abstract
Esta pesquisa explora a gravação de chapas metálicas a partir da técnica da gravura
em metal. Cada objeto gravado é inspirado no estudo de imagens de iluminuras
medievais (desde o século X até o século XV), onde o ornamento é o foco da
criação plástica. Nesta dissertação, apresento a investigação sobre o termo
gravura e catalogo os trabalhos desenvolvidos como objetos gravados , pois
aderir à nomenclatura matriz requer uma série de procedimentos que não são
salientados neste momento, a saber: a impressão de cópias. Todavia, desenvolvo
na técnica da gravura em metal a gravação de chapas de cobre e latão amarelo que
são expostas diretamente ao público, ou seja, sem a tradicional estampa resultante
da impressão. Algumas gravadoras contemporâneas que também trabalham com a
exposição de chapas de metal são citadas: Laurita Salles (1952), Ana Alice
Francisquetti (1955) e Otilia Carrique (1954), através delas aponto a questão central
norteadora da pesquisa, que é a possibilidade de fruição estética através da
materialidade das chapas metálicas que antes eram vistas apenas como uma etapa
do processo da gravura. Brevemente, comento algumas relações das iluminuras
com o trabalho desenvolvido, já que este é inspirado nos ornamentos medievais.
Analiso alguns pontos de interesse na história da iluminura e alguns paradigmas
contemporâneos da arte a partir do pensamento de Yves Michaud (2008),
principalmente. Por fim, apresento os trabalhos desenvolvidos durante a pesquisa,
discorro sobre o processo técnico de elaboração das obras, relato todo o percurso
traçado em ateliê; e argumento sobre cada uma das quatro séries de objetos
gravados criadas: Pequenos Portais, Detalhes Iluminados, Citações Medievais e
Filigranas, comparando-as, em alguns momentos, com as imagens de algumas
iluminuras estudadas.