O currículo na EJA: da prescrição à compreensão
Abstract
A temática do presente trabalho gira em torno da discussão do currículo na EJA. O tratamento à temática parte da análise do Projeto Político Pedagógico e convida a gestão para repensar possibilidades do currículo na EJA. O objetivo a ser alcançado com este estudo é analisar de que forma a gestão planeja o currículo para esta modalidade priorizando suas necessidades e valorizando seus conhecimentos e suas especificidades. Assim, problematiza-se: de que forma a gestão articula o currículo na EJA? E ainda, como ela mobiliza a comunidade para construir o currículo para a EJA? Como forma de contemplar o objetivo e o problema proposto nessa pesquisa, buscou-se referendar autores como, Andrade (2004), Freire (2002), Gómez (1998), Libâneo (2008), Sacristan (1998), Veiga (1998), entre outros autores que abordam a temática desse trabalho. O currículo para a EJA precisa estar em sintonia com as novas configurações do perfil do aluno da EJA. Esse quadro impõe redimensionar a organização da escola para a EJA. Nessa tarefa, cabe a gestão da escola - que é sua comunidade, professores, alunos, pais e funcionários -, a repensar esse currículo adequado à realidade dos alunos da EJA. Mas isso demanda outro princípio, que é o de políticas públicas voltadas para valorização da escola, do professor, pois esse trabalho exige preparo, dedicação, tempo, infraestrutura, entre outros. Ora, tais contornos representam as duas faces de uma mesma moeda. Ainda que intenso e com limitações, a identificação e a importância do currículo e do trabalho com a EJA são reconhecidos pelos professores entrevistados. No entanto, se para planejar um currículo compreensivo, é preciso olhar, respeitar e reconhecer as múltiplas realidades dos alunos da EJA, também é preciso olhar, respeitar e principalmente, valorizar a função do professor da EJA a fim de que ele possa cumprir com a função educativa da escola, provocando a reconstrução das experiências por parte dos alunos da EJA. Portanto, é possível concluir que tais elementos compõem algumas das condições importantes para o redimensionamento da configuração compreensiva do currículo para a EJA.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]