Mineração de dados no Moodle: análise de prazos de entrega de atividades
Abstract
Como ferramenta pedagógica, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tornaram-se
prática comum para o ensino à distância como nos cursos presenciais, por dar apoio à comunicação
entre os envolvidos com o ensino. Essa dissertação descreve uma pesquisa realizada sobre
os dados gerados pela interação com o AVA Moodle de uma instituição de ensino, focando a
análise de prazos e de datas efetivas de submissões de tarefas neste ambiente. O objetivo deste
trabalho é identificar padrões relevantes sobre a postagem de tarefas no ambiente, para subsidiar
ações em auxílio à postagem muito próximo ao final do período de postagem e propor
uma forma transparente e automática de integrar ao Moodle as atividades de KDD. A ferramenta
de integração proposta aborta os algoritmos de mineração de dados EM e J.48, selecionados no
nosso estudo e os resultados são apresentados de forma simplificada aos usuários na própria
interface do Moodle. Para o estudo, são considerados o período em que a tarefa permaneceu
aberta para postagem, o curso proveniente da tarefa e o período em que a postagem foi realizada.
O estudo foi realizado seguindo as etapas do processo de descoberta de conhecimento,
com a utilização da ferramenta Weka. No estudo observou-se a incidência do número de postagens
mais próximas ao término do tempo de postagem quando o prazo da mesma era superior
a 15 dias. Nos cursos de pós-graduação, observa-se que o tempo para postagem é maior que
nos cursos de nível superior e que esse nível apresenta maior quantidade de postagem sendo
realizadas no final do prazo de postagem. Nesse contexto, é mais viável a realização de atividades
com um prazo menor. Além de um maior número de submissões logo na abertura para
postagem, o professor consegue feedback mais rápido do processo de aprendizagem do aluno.
Isso possibilita tomar atitudes corretivas em tempo mais adequado a fim de evitar o insucesso
ou desistência do aluno. Com a implementação da integração do KDD ao Moodle é possível a
realização de experimentos por usuários de forma automática e simplificada.