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dc.contributor.advisorNoguera, Jorge Orlando Cuéllar
dc.creatorFlores, Izabel Pretto
dc.date.accessioned2014-10-20T10:53:42Z
dc.date.available2014-10-20T10:53:42Z
dc.date.issued2005-04-01
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/574
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis work search to contribute with the improvement of the quality of the environmental education supplied at Rômulo Zanchi School, Santa Maria, in Rio Grande do Sul, through a pedagogic plan developed to adapt the school’s teachers to the environmental education. For so much it was necessary to evaluate what the teachers of that school understand for environmental education, to verify their more common problems in the attainment of their objectives and to identify what pedagogic practices are better accept for the students of the seventh and eighth grades of that school. The method used was the qualitative research, in the which the attitude perceptions and the individuals' subjective aspects are prioritized interacting in their group. The conclusions show that working with teachers' perception about the complexity of the environmental dimension, create conditions where professionals' knowledge becomes dynamic and for endeavoring efforts to approximate the pedagogic practices of the students' reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPlano pedagógicopor
dc.subjectEnsinopor
dc.titleEducação ambiental na escola: estudo de caso e propostaspor
dc.title.alternativeEnvironmental education at school: evaluation and proposedeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEste trabalho busca contribuir com a melhoria da qualidade da educação ambiental ministrada no Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, através de um plano pedagógico desenvolvido para capacitar os professores da escola à educação ambiental. Para tanto foi preciso avaliar o que os professores daquela escola entendem por educação ambiental, verificar seus problemas mais comuns na consecução de seus objetivos e identificar quais as práticas pedagógicas mais bem aceitas pelos alunos das sétimas e oitavas séries daquela escola. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, na qual se priorizam as percepções de atitude e os aspectos subjetivos dos indivíduos interagindo em seu grupo. Suas conclusões incidem em trabalhar a percepção dos professores sobre a complexidade da dimensão ambiental, criar condições para que o conhecimento destes profissionais se torne dinâmico e por envidar esforços para aproximar as práticas pedagógicas da realidade dos educandos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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