Análise da estruturação dos serviços para registro das vítimas do desastre da Boate Kiss em Santa Maria
Resumo
Este estudo objetivou verificar como se estabeleceu o processo de cadastramento e gerenciamento das informações das vítimas de um desastre a partir da demanda identificada pelos serviços de atendimento na situação de crise pós-desastre decorrente do incêndio na boate Kiss, no município de Santa Maria, RS, em janeiro de 2013. Este desastre humano de natureza tecnológica culminou em 242 mortes, além de inúmeras vítimas não fatais. Foram utilizados os métodos qualitativo e documental, com questionário semiestruturado e informantes-chave. Realizou-se uma reconstrução histórica do processo de geração e gerenciamento das informações na situação de crise pós-desastre para obtenção de dados e descrição de informações. A população-alvo foram os representantes de sete instituições envolvidas com o desastre, sendo estes os responsáveis pela estruturação ou adaptação do sistema de registro. Os resultados forneceram informações dos serviços quanto a sua estruturação e trouxeram novas demandas ao município. Observou-se que existiam algumas lacunas, fragilidades no sistema de informação e, em alguns casos, foi necessário reorganizar e implementar novos processos de trabalho. Destaca-se a importância de atuação rápida dos gestores envolvidos em organizar os primeiros atendimentos às vítimas, o que foi primordial na fase imediata do desastre. O envolvimento dos recursos humanos foi estruturado, contando-se com apoio de profissionais de fora da cidade que vieram a compor a equipe, mesmo que somente por meio de orientações e capacitações. O estudo destaca a importância dos profissionais de saúde estarem aptos para criarem sistemas de gerenciamento de base de dados de maneira integrada.