A coordenação pedagógica nas escolas municipais de educação infantil das zonas norte e oeste da rede municipal de Santa Maria - RS
Abstract
A pesquisa que originou este artigo surgiu dos conhecimentos adquiridos no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal de Santa Maria. Meu principal objetivo foi pesquisar e refletir como se constitui o trabalho da coordenação pedagógica nas escolas municipais de educação infantil das zonas norte e oeste de Santa Maria - RS e quais as concepções desses profissionais quanto ao ser criança, o Currículo na Educação Infantil, as suas atribuições no cargo de coordenador pedagógico, e a Formação Continuada das escolas. Trata-se de uma pesquisa descritiva visando obter conhecimentos baseados nas experiências dos sujeitos pesquisados. Constatou-se que existe por parte dessas coordenadoras um comprometimento com a educação, com as crianças e com o auxilio direto aos professores na organização das ações pedagógicas e na formação continuada de suas equipes. Conclui-se que as concepções estudadas estão interligadas e são muito importantes quanto falamos em trabalho da Coordenação Pedagógica na Educação Infantil, e, a partir disso, pensarmos em uma formação continuada para os professores de educação infantil que contemple as necessidades diárias desse profissional no trabalho com essa criança que é sujeito de direitos e produtora de cultura e conhecimento.