Prescrições sobre a gestão escolar
Abstract
A pesquisa "Prescrições sobre a Gestão Escolar" busca compreender e destacar como ocorre o fluxo de informações entre a Secretaria de Educação Municipal e os gestores das escolas municipais de anos iniciais do município e Sobradinho RS. Os participantes da pesquisa são a Coordenadora de Ensino representando a Secretaria Municipal da Educação e diretores das 4 escolas urbanas municipais de Ensino Fundamental do Município de Sobradinho - RS. As quais foram entrevistadas no período de agosto e setembro do ano de 2013. O presente estudo de natureza bibliográfica de cunho qualitativo e estudo de caso busca compreender "Como as prescrições das formas de organização da rede pública condicionam a gestão democrática?" Através desta pesquisa foi possível concluir que as escolas são muito dependentes da Secretaria de Educação sendo suas prescrições pouco modificadas pelos estabelecimentos de ensino, causando dessa forma uma barreira muito grande para que a gestão democrática seja colocada em prática. Há uma busca por uma gestão democrática e uma autonomia escolar, porém estas ainda estão em fase inicial de desenvolvimento, sendo um dos maiores desafios para a escola atual, a qual requer que o gestor compreenda e reconheça a importância e a complexidade das políticas públicas de educação, para que o mesmo não se defronte com decisões administrativas superiores hierarquizadas, restringindo sua margem decisória.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]