A gestão escolar frente ao processo de inclusão
Fecha
2013-11-29Autor
Mergen, Edimara Veridiana Dries
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente estudo objetivou analisar a percepção do Diretor, Supervisor Pedagógico
e Professores no que se refere à inclusão de PNEEs na Escola Estadual de Ensino
Fundamental São João Batista de La Salle, no município de Arroio do Tigre/RS.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória realizada através de estudo de
campo, pesquisa documental e uso de questionário aplicado a dois gestores e seis
professores para coletar as informações. A análise das informações foi através das
etapas de redução, apresentação e conclusão/verificação. Os significados
identificados na percepção dos gestores foram: o processo de inclusão, os aspectos
legais e ações desenvolvidas em relação aos dois primeiros; e para os professores,
o preparo profissional e ações para processo de inclusão. Em relação aos gestores,
na medida do possível eles procuram suprir as carências de recursos humanos e
materiais. Os professores indicam desconforto, sentem-se limitados no atendimento
aos PNEEs; consideram a formação insuficiente; excesso de trabalho em sala de
aula e com adoção de turma multisseriada acrescida pela presença de PNEE; falta
de recursos humanos (especialistas); e, falta de espaço para troca de ideias. A
educação inclusiva é um dos novos desafios impostos à gestão escolar em face das
novas demandas da escola. Sugere-se a formação continuada para os gestores e
docentes da escola para a superação dos problemas existentes na instituição.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]