A recepção de rádio e televisão por jovens do movimento dos atingidos por barragens: as representações da classe popular
Fecha
2008-03-05Metadatos
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O esforço empreendido no decorrer deste trabalho foi o de apresentar elementos teóricoconceituais e evidências empíricas visando à compreensão dos processos de recepção
radiofônica e televisiva por parte de jovens camponeses, a partir das seguintes categorias de mediações: cotidianidade e movimento social, ambas estruturadas e determinadas pela classe social e pela cultura. A compreensão é alcançada pela amostra da população de análise, composta por jovens militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), e pelo contexto encontrado no cenário da pesquisa: o município de Anita Garibaldi/SC, localizado na bacia do rio Uruguai, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, onde foi construída a Usina Hidrelétrica Barra Grande. O recorte dado destina-se a entender o funcionamento da hegemonia e a disputa pelo popular num ambiente onde as representações televisivas e radiofônicas da pobreza e da riqueza, do camponês e do urbano, do atrasado e do moderno, do
MAB e do consórcio BAESA são aceitas, negadas ou negociadas pelos atores sociais. O quadro teórico-metodológico que estrutura o trabalho baseia-se nos Estudos Latinoamericanos de Recepção e na abordagem etnográfica, tida como método que permite ao investigador inserir-se no mundo do entrevistado, apurando com maior precisão os elementos que compõem o processo de recepção. Os procedimentos, instrumentos e técnicas de pesquisa
utilizados para elaboração do conhecimento foram: entrevistas semi-estruturadas, coleta de material secundário e participação em atividades de formação do MAB. Além dessas técnicas, todas as observações foram registradas em diário de campo. O trabalho está dividido em quatro capítulos, tratando respectivamente: do delineamento teórico comunicacional, dos fatores culturais constituintes da determinação da recepção, dos aspectos ligados à
organização dos movimentos sociais, em especial do MAB, e o contexto de organização na região de análise, e por fim, do conhecimento fundamentado empiricamente pela descrição e
análise das práticas de recepção. Os principais resultados da análise dos dados empíricos apontam que a mediação da cotidianidade condiciona e é condicionada pela participação no
movimento social; a consciência da subalternidade proporciona a prioridade de leituras de oposição do conteúdo radiofônico e televisivo e, ainda, que a valorização da cultura
camponesa se dá pelo ingresso no movimento social e é esta valorização que permite a compreensão do sistema social e sua transformação.