Estratégias e lógicas envolvidas na construção da visibilidade institucional em diferentes espaços de interação na internet
Abstract
A pesquisa tem como objetivo central compreender as lógicas envolvidas nos processos de construção da visibilidade institucional na Internet a partir de dois espaços distintos de interação: um portal institucional e uma comunidade do
Orkut. Para esse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: compreender o processo de construção da visibilidade na Internet; identificar o modo como está organizado o portal da Universidade Federal de Santa Maria -
UFSM e reconhecer através das estratégias utilizadas algumas lógicas do processo pelo qual as questões referentes a essa instituição ganham visibilidade nesse espaço; identificar o modo como está organizada a maior comunidade sobre a UFSM do Orkut e reconhecer através das estratégias postas em operação algumas lógicas do processo pelo qual as questões referentes a essa Universidade ganham visibilidade nesse espaço. A pesquisa possui um caráter qualitativo e é fundamentalmente interpretativa. Foi realizada uma observação empírica em dois objetos: o portal da UFSM e a comunidade sobre a UFSM no Orkut com o maior número de participantes. A metodologia para o tratamento desses objetos consiste na observação e descrição do modo como está organizado cada um dos espaços de interação na Internet, além da observação de três características que julgamos essenciais no processo de construção da
visibilidade institucional nesses espaços: tipos de interação, abrangência temática e manutenção dos temas. A revisão de literatura permite caracterizar a mídia como esfera de visibilidade na contemporaneidade, exercendo um
importante papel no que se refere à legitimação das instituições. Nesse sentido, o estudo destaca a importância de investigar o processo de construção da visibilidade midiática diante de novas possibilidades sóciotecnológicas, como a Internet. Enquanto modalidade de comunicação do campo midiático, a Internet constitui modelos e processos específicos de interação, nesse sentido, ela também possibilita uma modalidade peculiar de visibilidade institucional, na qual a disponibilização de questões referentes a uma determinada instituição, que busca legitimar-se, pode ser realizada tanto pelos responsáveis por sua comunicação institucional, como por outros indivíduos membros do quadro da instituição ou não. Dessa proposta resultou a observação de que no portal o processo de construção da visibilidade da UFSM caracteriza-se por uma lógica de linearidade, ao passo que na comunidade esse processo constitui-se por uma
lógica de negociação, dialógica.