A apropriação do global para fins locais: as representações da identidade gaúcha em comunidades virtuais do Orkut
Abstract
A presente pesquisa aborda as representações sociais da identidade dos gaúchos presentes nas comunidades virtuais do Orkut. Os conceitos de comunidade virtual, cultura local, representações sociais, identidade e cibercultura permeiam a
construção deste trabalho. Seus objetivos consistem em mensurar a incidência de comunidades existentes no Orkut ligadas à cultura gaúcha; apreender as representações nucleares em que a identidade gaúcha está calcada presentes nos textos descritivos, verbal e icônico, do corpus selecionado para a análise qualitativa; analisar as representações periféricas da identidade gaúcha constantes no corpus; verificar o perfil dos donos com base nos dados de idade, cidade, sexo e comunidades a que pertencem. A metodologia utilizada requereu inicialmente uma abordagem
quantitativa, na qual foram levantados aspectos referentes a comunidades virtuais do Orkut que têm como foco a cultura gaúcha. A abordagem qualitativa tomou como base a análise de discurso, com foco nas categorias de tempo, espaço e pessoa. O corpus de pesquisa foi delimitado tomando-se em consideração os textos verbais e icônicos das comunidades e os perfis dos seus donos, e foi selecionado a partir de um
parâmetro quantitativo. Os dados analisados permitem afirmar que as representações centrais dos gaúchos presentes no corpus são baseadas na cultura formalizada e difundida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTG). As representações periféricas constatadas são aquelas consideradas inovadoras em relação ao tradicionalismo. Estas estão presentes na minoria das
comunidades do corpus, porém abrigam o maior número de membros. Como ancoragem destas representações nucleares e periféricas constata-se a referência ao território, às instituições, à sociabilidade rural e a recorrência da produção de sentido nos propósitos definidos pelo espírito da cavalaria. Tanto nos textos verbais e icônicos das comunidades virtuais quanto no perfil dos donos das comunidades prevalecem
sentidos isotópicos à temática da comunidade. Sustentam-se, dessa forma, as hipóteses de que a apropriação do global para fins locais evidencia representações sociais das identidades de cidadãos comuns afetados pela cibercultura, e que estas identidades podem estar em transformação diante dos elementos constatados nas representações periféricas.