Educação física escolar nos desafios da gestão: para além dos espaços físicos
Resumo
Ao longo da trajetória da educação brasileira constatamos que têm sido atribuídas funções distintas e até mesmo contraditórias para a educação física escolar. Exemplo disso é o fato de que à época de sua implantação enquanto componente curricular, a Educação Física assumiu um caráter disciplinador e, posteriormente, passou a serem relegadas a uma função mais direcionada à práticas recreativas. Diante tal constatação, o presente estudo visa a abordar como tais concepções repercutem no lugar destinado tanto no currículo quanto nos espaços escolares, em particular, enfocando os desafios postos à gestão educacional. Para tanto, realizou-se a escuta dos gestores, tanto em âmbito macro (no caso da rede municipal) quanto micro (gestão escolar) além de outros segmentos da escola. Com base em tais análises, a pesquisa busca articular o estudo realizado no decorrer do Curso de Especialização em Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria Polo de Tio Hugo RS com a realidade vivenciada pela pesquisadora em sua prática enquanto professora de Educação Física numa escola pública de Fortaleza dos Valos- RS. Tais análises visam apontar subsídios para a formação inicial e continuada de professores bem como para problematizar/pautar as políticas públicas referentes à Educação Física ofertada no âmbito das escolas. Assim foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas para analisar a escuta dos representantes da comunidade escolar, utilizando para tal os professores de Educação Física e de outras matérias, gestores e o CPM (Conselho de pais e mestres) da escola para que possamos entender se realmente todos sabem da importância da disciplina, verificar o que a gestão e o CPM faz para mudar a situação e também mostrar o quanto os mesmo se desempenham quanto à melhoria dos espaços físicos para a prática das atividades físicas. A escuta de representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar, foco da pesquisa, evidenciou que a educação física é compreendida pelos mesmos enquanto fundamental para o desenvolvimento físico, social e psíquico dos educandos. Tal entendimento pauta as ações desenvolvidas em parceria entre a gestão e a comunidade, com o por exemplo, em prol de melhorias nos espaços físicos utilizados para à educação física além da valorização da mesma com a participação e envolvimento de todos. Todavia, é importante que haja a articulação entre as políticas públicas para que efetivamente a prática de esportes seja mais efetiva, tanto nos espaços escolares quanto não escolares. Demonstra ainda a necessidade de oferta de programas voltados à promoção de esportes diversos para crianças, jovens e adolescentes, o que implica na destinação de maiores recursos, na valorização docente e na formação inicial de continuada.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]