Em busca da complexa simplicidade: o consumo no discurso jornalístico da revista Vida Simples
Resumo
Neste trabalho, analisamos a revista Vida Simples, da Editora Abril, publicação que se propõe a divulgar um estilo de vida alternativo e mais simples. Entretanto, essa proposição também passa pela temática do consumo e mais, articula as dimensões do individual e do coletivo num projeto que tem por base a reflexividade. Portanto, o objetivo geral desta dissertação é compreender a articulação que se dá entre simplicidade e consumo no discurso da revista Vida Simples. Para tanto, o método adotado é a Análise de Discurso de linha francesa (AD), construção teórico-metodológica que apresenta o discurso como produtor de sentidos, a partir dos quais o sujeito significa a si mesmo e ao outro. Na análise, encontramos 314 sequências discursivas, recortadas de 114 textos, em que as reiterações de sentido são agrupadas em oito famílias parafrásticas. Essas famílias parafrásticas indicam a constituição de três formações discursivas, que demonstram que os discursos da Vida Simples estão tensionados entre a incitação a um consumo individual, a um consumo que considera o ambiental e a um consumo politizado. Ou seja, as três FDs representam formas de compreensão da simplicidade e do consumo mais ou menos politizadas, havendo disputas ideológicas que se materializam no discurso. A partir da identificação dos sentidos, verificamos os aspectos socioculturais que constituem e atravessam esse discurso e contextualizamos os sentidos localizados na revista, inserindo o debate sobre a reflexividade e o indivíduo na contemporaneidade. Através da análise das reiterações de sentido, e especialmente dos deslizamentos e entrecruzamento desses sentidos, entendemos haver uma formação ideológica hegemônica na revista Vida Simples, que se ancora numa ideologia dominante na nossa época: a de que o indivíduo é a medida de tudo. A temática da dissertação é pertinente à linha de pesquisa Mídia e Identidades Contemporâneas, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, visto que se trata de um estudo sobre o papel da Comunicação Midiática na construção de dinâmicas sociais, e vice-versa.