O movimento da RBS TV na articulação do social com o promocional
Resumo
No contexto contemporâneo, empresas de diferentes segmentos tentam se mostrar sensíveis aos problemas que afetam a sociedade como um todo. No âmbito comunicacional, percebe-se a divulgação de produtos midiáticos que evidenciam a responsabilidade social empresarial, através de possíveis traços de autopromocionalidade. Ao se tratar e empresas de comunicação, sabe-se que essas sempre se autopromoveram: não falam de nada, sem antes falar de si. A partir dessas observações, o estudo pretende verificar, através de um processo metodológico fundamentado na semiótica greimasiana, o papel que desenvolve uma emissora regional, afiliada de uma nacional, quando viabiliza, em suas produções, a articulação do social com o promocional. Isso se torna possível a partir do exame das estratégias discursivas da ordem da temporalização, tematização, espacialização, figurativização, actorialização e tonalização, e, das comunicativas, externas ao texto, empregadas pela emissora RBS TV para obter esse fim. Para isso, realiza-se uma aproximação dos termos social e promocional, empregados por emissoras comerciais que almejam maior sustentabilidade no mercado. O corpus de análise envolve nove vídeos (ações socioinstitucionais) de cinco bandeiras sociais desenvolvidas pela empresa gaúcha, a Rede Brasil Sul de Televisão, em um intervalo de tempo de nove anos. A escolha pela afiliada da Rede Globo de Televisão está justificada nas peculiaridades dessas emissoras que precisam aliar confiança e identidade com os telespectadores, mesmo operando com um restrito espaço à produção local e com a subordinação à produção da cabeça de rede.