Identidade televisual: autopromocionalidade e autorreferencialidade
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2012-12-12Metadatos
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A presente dissertação propõe-se a examinar as ações de caráter autopromocional e
autorreferencial empreendidas pelas emissoras de televisão no interior de sua própria
programação, com vistas a constituir sua identidade e promover sua imagem e marca: nessa
engrenagem um tanto circular, elas costumam-se utilizar de seu dispositivo comunicativo e
discursivo em benefício próprio. Assim, a pesquisa analisa, na perspectiva de uma semiótica
discursiva, alguns dos procedimentos adotados pelas empresas de televisão para construir sua
identidade, projetar sua imagem e marca, e divulgar a qualidade de seus produtos, com vistas
a fidelizar o público telespectador. Trata-se de uma tarefa difícil, principalmente no caso das
emissoras afiliadas que precisam desenvolver esse processo promocional em duas direções,
nem sempre convergentes: a da cabeça de rede e a sua própria. Para dar conta dos objetivos, a
investigação toma como objeto de estudo dois sitcoms, o Programa novo (RGT, 2004) e
Fora do ar (RBS TV, 2011), cuja temática central é exatamente a produção televisual e os
bastidores das emissoras de televisão.