Rádios comunitárias e mobilização social: um estudo sobre as estratégias comunicacionais da RádioCom FM, de Pelotas - RS
Fecha
2013-12-16Metadatos
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Esta pesquisa, de caráter qualitativo, estuda a RádioCom FM, da cidade de Pelotas (RS), com o intuito de investigar como as estratégias comunicacionais de mobilização social das rádios comunitárias contribuem para a democratização da comunicação. Para responder a essa problemática, define-se, como objetivo geral, investigar as estratégias comunicacionais da RádioCom FM e suas interfaces com a mobilização social e a democratização da comunicação. Os objetivos específicos são identificar o perfil da RádioCom; verificar as estratégias de mobilização social presentes na programação da rádio; e perceber as relações existentes entre mídia comunitária, estratégias de mobilização social e democratização da comunicação. Utiliza-se como estratégia de pesquisa, o estudo de caso, com as seguintes fontes de evidência: pesquisa documental; observação da programação e do cotidiano da rádio; e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas com gestores e com pessoas que participam da programação da rádio. As informações coletadas foram sistematizadas e interpretadas com o emprego do método de análise de conteúdo temática. Desta forma, identifica-se, na RádioCom, uma mídia multidimensional, que compreende, no complexo de uma estrutura de comunicação comunitária, as dimensões coletiva, jurídico-normativa, política e sócio-comunicacional. Em relação às estratégias comunicacionais de mobilização social verificadas na programação, infere-se que a RádioCom é qualificada pela pluralidade de conteúdos de interesse público e pelo viés diferenciado dos meios de comunicação comerciais. O entrelaçamento dos conceitos de mídia comunitária, estratégias de mobilização social e democratização da comunicação estabelecem-se pelas significações dadas a cada conceituação. Assim, pela investigação das estratégias comunicacionais para a mobilização social, conclui-se que a RádioCom contribui para os processos de democratização da comunicação, configurando-se como estratégia para tal.