Instituições financeiras na ambiência digital: estratégias de publicização direcionadas ao público jovem
Fecha
2014-12-16Metadatos
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A midiatização alterou as relações sociais e as relações com a mídia. A partir disto, alguns processos de comunicação também precisaram se reconstituir, inclusive a comunicação institucional. Sendo assim, esta dissertação tem como pressuposto que a aproximação empresa-cliente foi facilitada pelos meios de comunicação digitais, fazendo com que surgissem estratégias comunicacionais direcionadas a estes meios ou que as já existentes fossem adaptadas. A partir deste pensamento, a presente pesquisa se propõe a investigar quais estratégias comunicacionais foram utilizadas pelo Banco Itaú e pela Caixa Econômica Federal para aproximação com o público jovem através do GranaBook e do Universitário. Assim, nosso problema de pesquisa é: Quais são as estratégias comunicacionais propostas pelo Itaú e pela Caixa na elaboração do GranaBook e na construção das dicas financeiras no Universitário? Temos como objetivo geral deste estudo, analisar as estratégias comunicacionais acionadas pelo Itaú na construção do GranaBook e pela Caixa na elaboração das dicas financeiras no Universitário. Os objetivos específicos consistem em mapear a construção do GranaBook e do Universitário; realizar a análise dos textos presentes nos sete capítulos do GranaBook e na aba de dicas financeiras do Universitário; Identificar categorias na construção textual do GranaBook e das dicas financeiras do Universitário; contribuir com a discussão teórica acerca da distinção/aproximação dos conceitos de estratégias comunicacionais, publicização, pedagogização, e participação. Para cumprir com as metas estipuladas fizemos uma revisão bibliográfica que nos ajudasse a entender as mudanças ocorridas nos processos sociais que afetaram também as formas de comunicação, em consequência disto alteraram as práticas publicitárias. Além de também dissertarmos sobre alguns conceitos, como o de estratégias comunicacionais, publicização, pedagogização, e participação, realizamos um estudo comparativo de casos do GranaBook e do Universitário, através da observação encoberta não participativa e de entrevistas semiestruturadas. Percebemos, através das técnicas empreendidas por esta pesquisa que o banco Itaú utilizou, de forma planejada e concisa, estratégias comunicacionais de publicização através do uso da pedagogização e da participação para se aproximar do público jovem, o que não ocorreu em totalidade nas estratégias de comunicação utilizadas pela Caixa para relacionamento com este mesmo público.