O livro e o axé, o erê com ganga zumba: representações afro-brasileiras na produção editorial didática voltada à lei 10.639/2003 e apropriação dos professores
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2016-03-28Metadatos
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A proposta desta pesquisa tem como tema as produções editoriais didáticas embasadas na lei 10.639/2003 que trabalhem o direito à afro-brasilidade e a apropriação dos professores, afim da promoção da Educação inclusiva baseada nos Direitos Humanos. A questão central proposta para problematizar o tema está definida na pergunta: quais são as representações do afro-brasileiro a partir das nomeações, adjetivações, ações atribuídas, tensões, conflitos e negociações apresentados nestas narrativas? A justificativa de sua execução é a questão de reconhecimento de cidadania afro-brasileira e a necessidade de políticas públicas para tal, perpassando por questões ainda latentes na sociedade como o racismo. O objetivo geral deste estudo é promover o diálogo acerca de medidas democráticas e inclusivas relacionadas à Educação e à cultura afro-brasileira como parte também integrante da cultura brasileira, considerando para tal o nível simbólico das representações midiáticas editoriais. A metodologia é feita por base na pesquisa bibliográfica e no uso da narratologia para a análise das cartilhas selecionadas para o corpus. Além disso, é feito o uso de entrevistas fechadas para conhecermos as apropriações de professores de São Paulo e do Rio Grande do Sul acerca de produções editoriais didáticas voltadas à afro-brasilidade.