O que vem aí: estratégias de divulgação da programação
Resumen
Nos últimos anos, dentro do contexto midiático, a televisão vem enfrentando diversas interferências, seja pelo avanço das tecnologias digitais, seja pela queda de audiência, o que obriga as emissoras a adotar novas estratégias de comunicação com o telespectador. Este trabalho propõe-se a uma reflexão sobre essa questão, centrando-se no estudo das produções voltadas à publicização da grade da emissora, para os telespectadores, e à valorização da empresa. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é examinar o conjunto das ações autopromocionais, direcionadas especificamente ao lançamento da programação anual das emissoras abertas de televisão. Para isso, o processo de análise está fundado nos aportes teórico-metodológicos da semiótica de inspiração europeia e no alargamento proposto pelos seus sucessores, para procurar descrever e explicar o que os textos televisuais da Rede Globo dizem e como fazem para dizer. Isso implica o reconhecimento das estratégias comunicativas e discursivas utilizadas na produção desses textos, em um movimento que combina claramente a promoção e a autopromoção da emissora. O corpus de análise envolve cinco peças desenvolvidas pela emissora, em um intervalo de tempo de dez anos. A escolha pela TV Globo deve-se à dupla natureza, de empresa comercial e veículo de comunicação, o que obriga a empresa a desenvolver a função de promover e, sobretudo, de autopromover o seu fazer, atraindo a atenção e a audiência do telespectador, vendendo espaços a anunciantes e, por fim, garantindo a própria sobrevivência.