A educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental: implicações teóricas e práticas
Resumen
Este trabalho visa investigar a aplicabilidade das leis e orientações sobre a educação ambiental no primeiro ciclo do ensino fundamental. Para isto os objetivos traçados foram um estudo sobre a legislação vigente e os documentos orientadores do trabalho com a educação ambiental no âmbito do ensino formal de educação, conhecer por meio da aplicação de um questionário como estas orientações estão ocorrendo na prática e compreender relacionando as orientações contidas nos documentos com a análise das respostas do questionário a sua aplicabilidade nas práticas escolares. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e para coleta de dados foi realizada primeiramente uma pesquisa bibliográfica dos documentos oficiais e em seguida foi desenvolvido e aplicado em questionário com quatorze professoras da rede estadual de ensino da cidade de Santa Maria. Através da técnica de análise do conteúdo foi possível constatar nas respostas das professoras participantes que nem todas possuem conhecimento de tais orientações legais, no entanto todas afirmam trabalhar com a temática em suas turmas de atuação. O tema transversal e os projetos são os modos de trabalho mais adotados por elas para trabalhar com a temática, no entanto o trabalho baseado apenas em datas comemorativas também se fez presente entre as respostas. As dificuldades que as professoras enfrentam ao trabalhar com a educação ambiental foram bastante variadas, no entanto boa parte destas dificuldades poderia ser sanada com formação continuada, reformulação dos projetos pedagógicos escolares e um maior envolvimento da comunidade escolar.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]