Estudo da postura e do equilíbrio corporal em escolares com respiração oral com idades entre 8 e 12 anos
Fecha
2010-03-03Segundo membro da banca
Bortholuzzi, Sônia Maria Fighera
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho foi realizado com objetivo de avaliar a postura e o equilíbrio corporal de escolares com e sem respiração a fim de comparar os resultados obtidos entre os grupos. A pesquisa faz parte de um projeto maior que visa avaliar aspectos otoneurológicos e o processamento auditivo em escolares. Foi realizado em uma escola de municipal de Santa Maria (RS) e a amostra foi composta por 51 escolares
com respiração oral e 58 escolares sem respiração oral. De forma geral, o trabalho foi organizado em sete capítulos. O primeiro refere-se à introdução geral; o segundo
compreende revisão de literatura ampla e atualizada; o terceiro explana a metodologia do trabalho bem como instrumentos, coleta e análise dos mesmos; o quarto descreve as referências bibliográficas e o quinto capítulo cita a bibliografia consultada. No sexto e no sétimo capítulo apresentam-se os artigos de pesquisa resultantes deste trabalho. A partir das pesquisas realizadas observou-se que os
escolares com respiração oral, independente do gênero, apresentam alterações posturais e o equilíbrio é mais prejudicado quando comparado aos escolares sem
respiração oral.