Gestão da educação em espaços não escolares: possibilidades e desafios de uma prática vivida
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma reflexão sobre a gestão da educação nos espaços não escolares,com base na vivência no estágio supervisionado do curso de Pedagogia. Para isso, no decorrer do trabalho será apresentado, respectivamente, os pressupostos teóricos e legais da gestão da educação voltados aos espaços não escolares, os princípios e mecanismos da gestão do gestor nesses espaços, bem como as possibilidades e desafios do gestor da educação nos espaços não escolares. Também apresentará a vivência da autora no espaço não escolar, com a contextualização desse ambiente e a prática com visão direcionada à gestão do referido espaço. Como método utilizou-se da pesquisa qualitativa, evidenciando a pesquisa (auto) biográfica. Sendo assim, as concepções teóricas quefundamentam o trabalho são provenientes da revisão bibliográfica sobre o assunto e da história de vida da autora. Por fim, seguindo com as considerações finais do trabalho e as referências utilizadas na pesquisa. Contudo, foi possível concluir que a gestão da educação no espaço não escolar é de grande importância, com um profissional capacitado e que seja conhecedor e investigador do campo educativo social e que preze pelas possibilidades em meio aos desafios existentes na profissão.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]