Estratégias de comunicação no atendimento em saúde a sujeitos surdos
Resumo
Dentre as necessidades humanas, a da comunicação é a mais importante; na saúde, ela se
torna mais relevante, devido à necessidade de interação entre profissional-paciente, e
também ao fato de que uma comunicação inadequada pode, além de influenciar no
tratamento, ocasionar sofrimento desnecessário para o paciente e risco de agravamento da
doença. Considerando que a barreira de comunicação que dificulta ou até impede a
interação entre paciente surdo e profissional de saúde pode ser superada quando estes
encontram estratégias para se comunicarem, o presente estudo teve como objetivo
investigar a percepção de profissionais ouvintes da área de saúde e dos sujeitos surdos em
relação às estratégias utilizadas e aos aspectos de comunicação estabelecidos durante o
atendimento em saúde. A pesquisa de cunho quanti-qualitativo, descritiva, de caráter
exploratório, teve sua amostra composta por 43 profissionais de saúde, que atuam em um
hospital universitário de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS), e por
23 sujeitos surdos, que são alunos e professores de uma escola especial para surdos e de
instituições federais de ensino superior de duas cidades do estado do Rio Grande do Sul.
Os procedimentos de coleta constaram da aplicação de dois questionários, ambos em
Língua Portuguesa (LP) escrita, um destinado aos profissionais de saúde ouvintes e outro
aos surdos, sendo que estes contaram com o auxílio da pesquisadora, que é fluente em
Língua de Sinais (LS) e de duas intérpretes de LS, que traduziram para LIBRAS (Língua
Brasileira de Sinais) cada pergunta escrita, a fim de certificarem-se do entendimento do teor
da pergunta e favorecerem as respostas por parte do participante. A análise dos dados foi
realizada por meio das respostas obtidas pelos 72 participantes da pesquisa. Os resultados
demonstraram que a estratégia mais utilizada pelo surdo é a LP escrita, considerada por ele
a que também facilita o entendimento. A mímica/gesto foi avaliada, pelos profissionais
ouvintes, como facilitadora da compreensão das informações durante a comunicação. O
acompanhante ouvinte é a estratégia mais utilizada por ambos durante o atendimento em
saúde. O surdo considera que a fala (língua oral) usada pelo profissional ouvinte dificulta o
entendimento, enquanto que o profissional de saúde considera a LIBRAS, utilizada pelo
surdo, como a que dificulta a compreensão das informações durante a comunicação. Além
disso, o surdo acredita que o intérprete de LS e a LP escrita são as estratégias que mais
contribuem para promover sua autonomia e respeitar sua privacidade, respectivamente,
enquanto que os profissionais ouvintes consideram o uso de próteses auditivas. Portanto,
pode-se perceber que houve divergências de opiniões, entre profissionais ouvintes e
sujeitos surdos, em relação às estratégias de comunicação. Pode-se concluir que este é um
dos motivos que contribuem para a manutenção das dificuldades de comunicação existentes
entre profissional ouvinte e sujeito surdo no acesso e no atendimento em saúde.