A prática pedagógica da Educação Física nos anos iniciais com professores unidocentes da rede estadual de Santa Maria/RS
Resumo
Este estudo objetiva compreender como se constitui a prática pedagógica da Educação Física (EF) nos Anos Iniciais3, ministrada por professores unidocentes4 em uma escola da rede estadual de Santa Maria/RS. Para tal, entende-se como necessário identificar a formação inicial dos professores quanto à EF; identificar como os professores planejam, realizam e avaliam as aulas; analisar as dificuldades dos professores quanto ao componente curricular e levantar possíveis proposições que contribuam para a prática pedagógica da EF. A pesquisa caracterizou-se como
Estudo de Caso, realizado com seis (6) professores unidocentes, através de entrevista
semiestruturada. O estudo evidenciou que as principais dificuldades das professoras quanto à EF estão relacionadas à Formação Inicial, à Formação Continuada e à falta de tempo, as quais interferem diretamente no modo em que as mesmas planejam, realizam e avaliam as aulas de EF. E as proposições para contribuir com a prática pedagógica da EF são o trabalho conjunto entre o professor unidocente e o professor de EF e, a Formação Continuada.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]