Percepção dos agentes locais na adoção da certificação de indicação geográfica: o caso dos doces de Pelotas
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2014-01-24Metadatos
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A adoção da certificação de Indicação Geográfica (IG) representa, entre outros aspectos, uma forma de inovação e de diferenciação de produtos. Tendo-se em vista que os estudos nessa temática são ainda muito recentes e escassos no Brasil, esta pesquisa objetivou verificar a percepção histórica, cultural e econômica dos atores envolvidos na cadeia produtiva dos Doces de Pelotas em relação à adoção da certificação de IG. A maior divulgação dos Doces de Pelotas é através da Feira Nacional do Doce (Fenadoce), que visa promover a cultura doceira da região de Pelotas/RS para todo o país e exterior. O estudo de caso realizou-se através de pesquisa de campo com coleta de dados primários por meio de formulários aplicados aos consumidores de Doces de Pelotas e às empresas produtoras, ou seja, três produtores que possuem o selo de IG, três produtores sem certificação associados e, ainda, três produtores fora da associação, que participaram da feira, durante a 21ª Fenadoce, entre os dias 31 de maio e 2 de junho de 2013. Os resultados revelaram que os consumidores com maior conhecimento sobre indicação geográfica estão dispostos a pagar mais por um doce certificado. No entanto, a variável preço acaba desempenhando um papel secundário, pois os consumidores são mais influenciados pelo paladar e pela beleza dos doces expostos nas vitrines das docerias. Nesse sentido, a indicação geográfica é percebida não apenas como um aparato ao resgate histórico-cultural da herança dos doces tradicionais, mas também como mais um selo de garantia de qualidade. Sendo assim, pode-se concluir com este estudo que a adoção da certificação de IG trouxe às doceiras da região reconhecimento e sucesso comercial. Os consumidores passaram a ter certeza de estar consumindo um produto que mantém rigorosamente as características de suas receitas originais e, é claro, o sabor inconfundível do Doce de Pelotas.