A concepção de estudantes de ensino médio a respeito de temas em saúde mental
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Date
2011-04-08Primeiro orientador
Schetinger, Maria Rosa Chitolina
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Esta pesquisa tem caráter investigativo e objetiva analisar as concepções de estudantes do ensino médio a respeito de temas em saúde mental e pretende ser um instrumento para a discussão e criação de um programa básico de saúde mental nas escolas. Foram aplicados questionários anônimos, quantitativos para 156 estudantes do ensino médio do CTISM (Colégio Técnico Industrial de Santa Maria) na cidade de Santa Maria, RS. Constatamos que: 1) 28 alunos relacionam o tema saúde mental com hospitais psiquiátricos e manicômios; 2) 28 alunos possuem familiares com doenças mentais; 3) 76 alunos acreditam que o doente mental pode ter uma vida saudável se tratado adequadamente; 4) a depressão, a esquizofrenia e o transtorno bipolar foram as doenças mais citadas; 5) 84 alunos convivem com doente mental, mas não tem conhecimento da doença; 6) 123 alunos nunca obtiveram esclarecimentos a respeito de doenças mentais na escola e 135 achariam importante um programa básico de saúde mental nas escolas. Essa visão pode estar vinculada à educação reducionista ainda presente nas escolas e à falta de integração entre profissionais de saúde, professores de ciências e estudantes e a todo um processo de estigmatização que interfere nas interações e nas representações acerca da doença e dos doentes mentais na sociedade
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