Cosméticos: uma possibilidade de abordagem para o ensino de química
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2012-01-26Metadatos
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Cosméticos e produtos de higiene pessoal são itens de consumo frequente por boa
parte da população brasileira, o que se observa pelo acentuado crescimento
econômico que este setor tem apresentado. Diante da relevância deste tema frente
a uma sociedade em que a busca pela beleza e longevidade são características
marcantes, optou-se em abordá-lo através da perspectiva do conhecimento químico.
No desenvolvimento deste trabalho aproximou-se esta temática de tópicos de
Química desenvolvidos no Ensino Médio, e especificamente o tópico de Funções
Orgânicas foi trabalhado com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio em uma
escola pública, localizada na zona urbana do município de Santa Maria-RS. Para
relacionar esses itens de uso diário ao conhecimento químico utilizou-se a
metodologia de ensino dos Três Momentos Pedagógicos, em que diferentes
abordagens foram utilizadas, como aplicação de questionários, atividades
experimentais, reportagens, vídeos, jogo e trabalhos em grupo. Os resultados deste
trabalho apontam que muitos estudantes demonstram interesse em conhecer melhor
esta classe de produtos, e nota-se que, associar as vivências dos alunos aos
componentes curriculares apresenta-se como meio facilitador da construção do
conhecimento. É possível apontar também a importância desta temática para um
ensino de Química que considere os contextos nos quais ocorre. Além da
abordagem no contexto escolar também foram realizadas atividades junto a
professores em formação, promovendo a discussão deste tema vinculado às suas
possibilidades frente ao ensino de Química. A partir dos resultados encontrados é
possível destacar a relevância do tema escolhido para desenvolver e discutir
aspectos químicos frente a diversos públicos do meio educacional.