Testes em papel versus testes em computador: o meio de realização influencia o desempenho dos alunos?
Fecha
2014-02-26Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O contínuo avanço das tecnologias digitais e a sua forte presença nos contextos escolares sinalizam para um novo modo de uso da tecnologia neste ambiente. Tradicionalmente, a tecnologia digital é utilizada por professores e alunos como uma fonte de buscas e pesquisas e, além disso, pelo docente como uma metodologia alternativa que o auxilia em sala de aula. Nesta dissertação de mestrado veremos a tecnologia digital como uma ferramenta base na realização de avaliações e testes de desempenho, em especial na disciplina de matemática. Dessa maneira, nossa questão de pesquisa é: há diferenças no desempenho em matemática quando as atividades são realizadas no computador? A partir disso, o objetivo geral da dissertação é comparar o desempenho de alunos, na disciplina de matemática, quando realizam testes baseado em papel (PPT) e baseado em computador (CBT). Para embasar a discussão, abordaremos também questões relacionadas às avaliações em larga escala, voltadas a diagnosticar o desempenho dos estudantes, escolas e sistemas. Para isso, dividimos a dissertação em três artigos, com o objetivo de abordar de maneira mais detalhada os diferentes assuntos que compõem este trabalho. O primeiro artigo investigou, junto a materiais publicados no Portal de periódicos da CAPES, se pesquisas já realizadas encontraram diferença de desempenho, em matemática, em testes digitais e impressos. O segundo artigo apresenta um panorama das diferentes avaliações que ocorrem no Brasil e foca no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O texto analisa as médias de desempenho em matemática, obtidas pelos sistemas do Rio Grande do Sul, nas edições 2005, 2007, 2009 e 2011 do SAEB, para tentar compreender possíveis oscilações e tendências nas médias. O terceiro e último artigo apresenta a construção e aplicação de um teste de desempenho de matemática, confrontado os resultados entre a versão digital e a versão impressa. Além deste viés, também comparamos os desempenhos do teste em papel com os resultados da avaliação nacional, uma vez que o instrumento construído se baseou nas avaliações do SAEB. O conjunto dos três artigos nos mostrou que, embora as pesquisas neste campo sejam recentes, é possível pensar em avaliações em larga escala realizadas no computador. Isto porque, além dos desempenhos em PPT e CBT serem diferentes, as estratégias de resolução das questões se modificam de acordo com o meio de realização. Além disso, o uso da tecnologia pode ser uma maneira mais eficaz de retornar às escolas seus resultados, de modo que modificações possam ser feitas dentro de um mesmo ano letivo. Por fim, trazendo o computador para esta nova finalidade, é possível explorar diferentes habilidades dos alunos, motivar o uso desta ferramenta no ambiente escolar e agilizar o processo de avaliação nacional.