A química na odontologia: contribuições para o ensino
Abstract
Esta pesquisa considera a temática Química na Odontologia como ponto de partida para a
contextualização de conteúdos químicos, a fim de contribuir para o processo de ensino e
aprendizagem de conteúdos de Química para estudantes de 3ª série do Ensino Médio de uma
escola estadual da cidade de Santa Maria, RS. Ao tratar da Química envolvida em materiais
comuns na prática odontológica, bem como ao abordar problemas comuns de saúde bucal e
aspectos de sua prevenção e tratamento, a Química na Odontologia tem alcance para o Tema
Químico Social Saúde Bucal , já apresentado no ensino de Química em outros trabalhos de
nosso grupo, o LAEQUI. Nesta pesquisa, foram elaboradas várias intervenções, as quais
permitiram a estruturação de sua aplicação em três etapas: a primeira corresponde à apresentação
da temática aos estudantes, e as outras duas correspondem às duas oficinas temáticas
desenvolvidas, orientadas pelos Três Momentos Pedagógicos. O desenvolvimento destas oficinas
busca, além de contextualizar conteúdos químicos a partir da temática Química na Odontologia ,
contribuir para a formação cidadã dos estudantes, incentivando-os a refletir sobre seus hábitos
com relação à saúde bucal, bem como conduzí-los à percepção de que os conhecimentos químicos
podem auxiliar tanto a compreender as causas dos problemas de saúde bucal, bem como a
prevenção e o tratamento destes. Inseridas nas oficinas temáticas, estão as atividades
experimentais, o jogo didático e o estudo de casos como estratégias metodológicas para relacionar
conteúdos de química com o cotidiano dos estudantes sob a perspectiva da temática, para além do
estudo de conceitos. Para a coleta de dados, instrumentos como questionários, exercícios,
produção textual e diários de bordo (cadernos de registros, tanto da pesquisadora como dos
estudantes) foram utilizados e analisados segundo a Análise Textual Discursiva. Os resultados
obtidos nos permitem concluir que a temática Química na Odontologia , associada ao uso de
diferentes metodologias de ensino, como as oficinas temáticas, proporcionou uma aproximação da
Química com o cotidiano dos estudantes, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem de
conteúdos químicos e a formação cidadã dos mesmos.