Website educacional como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de mecânica dos fluidos
Abstract
A Internet constitui um meio que proporciona a inter e a pluridisciplinaridade oferecendo importantes possibilidades pedagógicas e apresentando novos caminhos para uma educação global. Além disso, possibilita a criação de ambientes apropriados para aprendizagem, ricos em recursos que proporcionam as mais diversas experiências pelo usuário. Neste sentido, apresenta-se a construção da Website "Fenômenos de Transporte" como ferramenta de apoio ao ensino da disciplina de Física. É apresentado o processo de construção da mesma e uma analise dos reflexos da aplicação deste recurso para facilitar o aprendizado dos conceitos de Mecânica dos Fluidos no Ensino Médio e fase inicial do Superior. O site desenvolvido contém unidades de ensino criadas com base em teorias de aprendizagem construtivistas de ensino tendo como marco teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que as apresenta como facilitadoras da aprendizagem significativa dos conhecimentos. Também se utilizou diferentes recursos e ferramentas, tais como: atividades experimentais, softwares, objetos educacionais, applets, vídeos, simulações, entre outras. As unidades de ensino do site foram aplicadas junto aos alunos em sala de aula e os resultados do estudo qualitativo foram positivos despertando o interesse dos mesmos, possibilitando a contextualização do tema tratado, a manipulação de parâmetros e a observação de resultados, além de permitir a interatividade e a interdisciplinaridade.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]