O rádio na escola e a construção de cidadania
Abstract
Este artigo mostra alguns resultados da construção e uso de uma rádio na escola estadual de Ensino Fundamental Marcelo Gama no município de Restinga Seca no Rio Grande do Sul, como recurso para incrementar a prática pedagógica do Ensino Fundamental como forma de divulgação de informações sobre o ambiente escolar, de notícias da região, de musicas e temas da atualidade, além de levar entretenimento a hora do intervalo. Nesta oportunidade, apresentam-se reflexões a cerca da temática estudada, na qual o objetivo é apresentar alternativas que demonstrem os benefícios da criação e utilização desta mídia no cotidiano da sala de aula e consequentemente no ambiente escolar. A metodologia empregada passa por uma revisão de literatura e a proposição na prática da criação da rádio e a de uma proposta pedagógica em uma escola estadual no uso e produção de atividades que permitam desenvolver no aluno a responsabilidade, capacidade de síntese, interpretação, espírito de equipe, senso crítico e a autoria e co-autoria através da elaboração das pautas a serem trabalhadas e anunciadas na rádio escola. A principal conclusão extraída deste estudo, diz respeito às possibilidades de inserção da rádio como recurso de apoio ao processo educacional, propiciando mudanças significativas no envolvimento dos alunos e professores na construção de conhecimentos através de uma nova forma de interação com o objeto de estudo/conhecimento.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]