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dc.creatorPereira, Vera Lúcia Biscaglia
dc.date.accessioned2008-07-21
dc.date.available2008-07-21
dc.date.issued2008-04-23
dc.identifier.citationPEREIRA, Vera Lúcia Biscaglia. SCHOOL INVESTIGATION ACTION: SITUATION-PROBLEM IN THE MATHEMATICAL CONCEPTS LEARNING. 2008. 268 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6827
dc.description.abstractIn this research it was followed the conception that situation-problem is a main point to start learning mathematical concepts, as suggested by PCN, and not a mere acquired content s application. It was actively investigated, aiming at an approximation of practical and school knowledge in order to improve learning through situation-problems. The methodological proceedings used were based on a qualitative approach, through an investigation-action cycle in the problematizing-dialogic perspective, in which the school practices were carried out to answer the following question: analyzing practical and school knowledge, through situation-problems, contributes to the learning of mathematical concepts? During the situation-problems solution, the students acted in the context they live, simulating, weighing and measuring lengths, becoming more active and motivated due to these proceedings. Through dialogues, they have expressed the new relation they were doing with what they have learned day by day during the situation-problems solving. The students noticed themselves differently facing the lived experiences because they have observed information around them and related to what was studied in class. From these declarations, it was possible to notice that there is possibility in relating practical and school knowledge through situation-problems in the mathematical school practices. Considering that teaching through situation-problems emphasizes interaction among mathematical concepts, action, observation and analyzes, minimizing operatory process of mechanical form, can develop a more integrated theoretical and practical knowledge, and turn school practices more motivating and dynamic.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiálogo-problematizadorpor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.subjectConceitos matemáticospor
dc.subjectSituação-problemapor
dc.subjectConhecimentos prático e escolarpor
dc.subjectProblematizing-dialogueeng
dc.subjectInvestigation actioneng
dc.subjectMathematical conceptseng
dc.subjectSituationproblemeng
dc.subjectPractical and school knowledgeeng
dc.titleInvestigação ação escolar: situação-problema na aprendizagem de conceitos matemáticospor
dc.title.alternativeSchool investigation action: situation-problem in the mathematical concepts learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoSeguiu-se, nesta pesquisa, a concepção sugerida pelos PCN de que situaçãoproblema é ponto de partida para a aprendizagem de conceitos matemáticos e não uma mera aplicação de conteúdos já adquiridos. Investigou-se ativamente, visualizando uma aproximação entre os conhecimentos prático e escolar de modo a favorecer a aprendizagem através de situações-problema. Os procedimentos metodológicos utilizados estão circunscritos na abordagem qualitativa, onde, através da dinâmica dos ciclos de investigação-ação na perspectiva dialógico-problematizadora, as práticas escolares foram realizadas para responder a seguinte pergunta: aproximar os conhecimentos prático e escolar, através de situações-problema, contribui com a aprendizagem de conceitos matemáticos? Durante a resolução das situações-problema, os alunos agiram no meio em que vivem, simulando, pesando e medindo, tornando-se, frente a esses procedimentos, mais ativos e motivados. Eles expressaram, através do diálogo, as novas relações que estavam fazendo no dia-a-dia com o que aprenderam durante a resolução das situações-problema. Os alunos perceberam-se diferentes diante de experiências vividas ao observarem as informações que estão ao seu redor com o que foi tratado em aula. Dessas declarações, pode-se perceber que há possibilidade, nas práticas escolares de matemática, de fazer um ajuste entre o conhecimento escolar e o prático através de situações-problema, visando uma aproximação. Tendo-se como proposição que o ensino através de situações-problema enfatiza a interação entre conceitos matemáticos, ação, observação e análise, minimizando os processos operatórios de forma mecânica, este poderá desenvolver um conhecimento teórico e prático mais integrado, e tornarem as práticas escolares de matemática mais motivadoras e dinâmicas.por
dc.contributor.advisor1Bastos, Fábio da Purificação de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786638T6por
dc.contributor.referee1Müller, Felipe Martins
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723058U1por
dc.contributor.referee2Auth, Milton Antonio
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705144E3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257883Y6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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