A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática
Abstract
O presente trabalho visa verificar se a propaganda consiste em uma
alternativa didática eficaz para o uso na escola. Para tanto, utiliza as propagandas
da cerveja Devassa e da moto Honda CG 150 Fan em sala de aula, observando se
os alunos conseguem realizar análises interpretativas em relação a estes objetos
culturais e se aplicam com sucesso a teoria multimodal de Kress e van Leeuwen
(1996) nas propagandas em questão. A pesquisa se justifica pelo fato de que, em
meio a uma sociedade de consumo, interpretar os sentidos que subjazem às
propagandas torna-se uma maneira de desenvolver o senso crítico, para que o
jovem tenha clareza em seus posicionamentos e escolhas. O trabalho envolve uma
turma de 8º ano, que responde a um questionário com questões interpretativas
sobre as propagandas da cerveja Devassa e da moto Honda CG 150 Fan, bem
como aplica a teoria multimodal de Kress e van Leeuwen (1996) nas propagandas.
Os resultados apontam para a utilização deste tipo de atividade midiática em sala de
aula como uma alternativa capaz de estimular o raciocínio, a capacidade
comunicativa e a análise crítica dos alunos, colaborando para a formação de
cidadãos.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]