As representações de educação física dos professores nas práticas de movimento dos alunos de séries iniciais do ensino fundamental
Abstract
O presente estudo, uma investigação de natureza qualitativa, tematiza a Educação Física nas séries iniciais. Trata-se de uma pesquisa realizada em três escolas: uma da rede municipal, uma da rede estadual e uma da rede particular de ensino da cidade de Santa Maria, RS, onde procurei analisar as representações de educação física dos professores nas práticas de movimento dos alunos de séries iniciais do ensino fundamental. O trabalho de campo constituiu-se em entrevistas com os professores e registros e anotações resultantes das observações contidas nos diários de campo, o que possibilitou a construção de categorias que auxiliassem na análise e interpretação destas informações coletadas. Os aspectos suscitados nesta interpretação permitiram compreender a concepção de Educação Física dos professores participantes frente a realidade das possibilidades de movimento que as crianças têm hoje nas escolas e fora delas. Dessa forma, esses significados demonstram e enfatizam, também, as possibilidades e limitações dos professores na construção das suas práticas pedagógicas, principalmente no que se refere às práticas de movimento no cotidiano dessas três escolas estudadas e de seus contextos específicos.