Mostrar registro simples

dc.creatorAita, Sonia Marli Righi
dc.date.accessioned2017-02-06
dc.date.available2017-02-06
dc.date.issued2009-07-10
dc.identifier.citationAITA, Sonia Marli Righi. Um olhar crítico acerca da influência das políticas públicas nas reformas educacionais a partir dos anos noventa: em foco a repercurssão na ampliação da escolarização no Brasil e na Argentina. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6870
dc.description.abstractEl presente estúdio pretende hacer uma reflexión acerca de los espacios sociales, históricos, políticos y económicos en los cuales están inseridos la Escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém , del Brasil y en la Escuela Primaria (EP)19, de la Provincia de Morón, en Buenos Aires, en la Argentina para conferir, efectivamente, hasta cuanto las similitudes anunciadas en otros estudios sobre la influencias neoliberales en la educación son pertinentes. En esto intuito objetivase analizar cuales las implicaciones y posibilidades que la ampliación de la escolarización en la etapa inicial de la Educación Básica podrá traer para cualificar el proceso de enseñaza y aprendizaje en las escuelas estaduales brasileñas y provinciales argentinas, considerando el contexto social-histórico-cultural y político en el cual la propuesta fue generada, en la posición de los profesores. La metodología utilizada aportó para un estudio comparativo basado en el documentos legales que fundamentan los principios orientadores de las propuestas gubernamentales, realizando un estudio de naturaleza fenomenológico procurando comprender el fenómeno desde adentro del contexto internacional que implican en las orientaciones legales, sin perder de vistas las especialidades que conciernen a los aspectos sociales, históricos, culturales y políticos en los cuales están siendo gestadas utilizándolos principios de la hermenéutica. Concluyes que hubo la implementación legal, por fuerza de la ley, aún que no hubo posibilidades de la implementación de la ampliación de la obligatoriedad de la escolarización en lo que se refiere a la cualidad de la educación, en ambos los países, púes lo cotidiano escolar y las practicas educativas de los profesionales que actúan en las escuelas investigadas permanecen embasadas en concepciones tradicionales, visto que la formación para el trabajo democrático y participativo aún no es una realidad.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectArgentinapor
dc.subjectEstudo comparadopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.titleUm olhar crítico acerca da influência das políticas públicas nas reformas educacionais a partir dos anos noventa: em foco a repercurssão na ampliação da escolarização no Brasil e na Argentinapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo pretende uma reflexão acerca dos espaços sociais, históricos, políticos e econômicos nos quais estão inseridos a escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, no Brasil e na Escola Primaria (EP)19, da Província de Morón, em Buenos Aires, na Argentina para conferir, efetivamente, até quanto as similaridades anunciadas em outros estudos sobre a influência neoliberais na educação são pertinentes. Com este intuito objetiva-se analisar quais as implicações e possibilidades que a ampliação da escolarização na etapa inicial da Educação Básica poderá trazer para qualificar o processo ensino-aprendizagem nas escolas estaduais brasileiras e provinciais argentinas, considerando o contexto socialhistórico-cultural e político no qual a proposta foi gerada, na posição dos professores. A metodologia adotada pauta-se em um estudo comparado embasado em documentos legais que fundamentam os princípios orientadores das propostas governamentais, realizando um estudo de natureza fenomenológica procurando compreender o fenômeno dentro do contexto internacional que implicam nas orientações legais, sem perder de vista as especificidades que concernem aos aspectos sociais, históricos, culturais e políticos nos quais estão sendo gestadas, utilizando os princípios da hermenêutica. Conclui-se que houve a implementação legal por força de lei, porém que não houve possibilidades de implementação da ampliação da obrigatoriedade da escolarização, no que se refere à qualidade da educação, em ambos os países, porque o cotidiano escolar e as práticas educativas dos profissionais que atuam, nas escolas pesquisadas, permanecem embasadas em concepções tradicionais visto que a formação para o trabalho democrático e participativo ainda não é uma realidade.por
dc.contributor.advisor1Sarturi, Rosane Carneiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4133511150582100por
dc.contributor.referee1Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3883536502592508por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9644279046881992por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples