Expectativas da família em relação à escolarização do seu filho com altas habilidades
Abstract
A presente dissertação, desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação Especial , traz como tema expectativas familiares de alunos superdotados e como objetivo geral, no meu
querer investigativo, verificar essas expectativas em relação ao papel de escola na vida desses alunos com altas habilidades/superdotação. Para atingir esse objetivo, foram
traçados alguns específicos como: identificar as expectativas da família em relação ao desempenho da escola junto ao seu filho; conferir junto a essa como se refletem as ações
da escola na educação do mesmo e investigar a concepção da família acerca do atendimento escolar para com esse aluno. Entendendo que esta pesquisa caracteriza-se
como qualitativa, como, também, descritiva, efetivando-se como estudo de caso porque envolve um grupo para análise intensiva de uma situação particular. O problema de
pesquisa, aqui levantado, foi: que expectativas a família do aluno com altas habilidades/superdotação tem em relação à escolarização deste? Para a coleta das informações foram utilizados instrumentos como: diário de campo, para registro de observações e entrevistas semi-estruturadas com as mães que representam este grupo social. A análise das informações foi realizada a partir de registros. Considerando as falas
dessas e os registros das observações, optei por fazer a análise dos dados no transcorrer dos capítulos ao justapor os teóricos em evidência. Na análise dos dados, contidos nas falas das mães, verificamos que elas valorizam a escola na sua dimensão de instituição formadora de valores individuais e sociais; as mães compreendem que a escola ainda não
atende às necessidades de seu filho e que seu contexto, em muitas situações, apresenta barreiras atitudinais quase intransponíveis para o processo de escolarização dele. Dessa
forma, pensam a escola como um lugar ainda com limitações em relação ao atendimento das necessidades educacionais de seu filho. Nesta perspectiva, as mães apontam como
expectativas a formação de um adulto sob princípios éticos e morais favoráveis no seu processo de profissionalização. Portanto, a pesquisa, além de revelar as esperanças que as
famílias ainda depositam na escola como uma instituição formadora, mostra que essas querem e estão dispostas a formarem uma rede de apoio, para melhor desenvolver e
aproveitar as potencialidades dos alunos. A partir daí, referendam a importância da aceitação da escola em relação à troca de informações sobre as diferenças de seus filhos.
Enfim, podemos considerar que a escola tem condições de atender tais expectativas se essa compartilhar seus medos, inseguranças e frustrações diante dos desafios impostos
pela diversidade de seu alunado, fazendo, então, da família, sua parceira e não sua rival ou concorrente.