A constituição da docência no ensino superior em Letras: de professor da educação básica a docente universitário
Resumo
Esta investigação insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do
Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria,
RS. Através desta pesquisa, buscamos compreender as trajetórias/os percursos experienciados/vividos por
quatro professoras atuantes no ensino superior de Letras, desde sua formação inicial, passando pela trajetória
docente de escola básica, chegando à atual trajetória como docentes de ensino superior. Além disso, intentamos
investigar como a experiência da docência na educação básica repercute na atuação profissional de formadoras
de professores, no decorrer de sua trajetória profissional e como interfere no seu desenvolvimento. A
metodologia é qualitativa, porque procuramos conhecer os significados presentes nas vozes/falas/narrativas das
professoras-participantes, ao mesmo tempo em que utilizamos a abordagem narrativa sociocultural, através de
entrevistas narrativas semiestruturadas para orientar a realização da coleta de dados. Nesse enfoque, esta
pesquisa possui como base teórico-metodológica autores como Taylor e Bogdan (1987), Chizzotti (2008), Bolzan
(2001, 2002), Cunha (1997, 2008), Bakhtin (1999, 2003) e Liev S. Vygotski (1988, 1995, 2000, 2008), que
fundamentam a pesquisa qualitativa, ao mesmo tempo em que configura a ótica narrativa sociocultural, pois
permite compreender os processos vividos/experienciados pelo sujeito que potencializam transformá-lo, ao
explicitar suas concepções e ideias acerca de suas práticas. Assim, justificamos esse procedimento, pois este,
ao narrar, ao dar voz as suas próprias concepções, [re]significa-as, tornado-se, desse modo, um espaço que lhe
possibilita refletir sobre a sua atuação pedagógica, constituindo-se, sobretudo, em um lugar formativo.
Realizamos entrevistas semiestruturadas com os sujeitos-colaboradores, sendo estas professoras que exercem
a docência em Curso Superior de Letras. Ademais, a tessitura teórica desta pesquisa encontra bases nos
estudos socioculturais dos teóricos da aprendizagem Liev S. Vygotski (1988, 1995, 2000, 2008), Luria (1988) e
Leontiev (1988, 2006), Bakhtin (1992, 1999), bem como, de autores que discutem a formação de professores,
como Anastasiou (2002, 2004), Cunha (1997, 2008), Bolzan (2001, 2002, 2006, 2007, 2008), Isaia e Bolzan
(2007, 2008), Isaia (2005, 2006), García (1989, 1997), Nóvoa (1997), Huberman (1992), Schön (1997, 2000),
Zeichner (1997), Pimenta (2002), Tardif (2003) e Kincheloe (1997). Após o mapeamento dos dados, emergiram
as seguintes categorias de análise: aprender a docência, processos de formação e atividade pedagógica. A
análise dos achados permite-nos afirmar que a docência é uma construção contínua e permanente, alicerçada
na atividade docente de estudo e que, para tal, os movimentos engendrados incidem na união de elementos da
trajetória pessoal em direção à profissional. Isso é possível quando se pensa em programas de formação de
professores que extrapolem o seu caráter prescritivo e padronizado, como se todos aprendessem através dos
mesmos movimentos formativos. A atividade docente das participantes está assentada na pesquisa, demarcando
que é esse processo que permite às mesmas refletirem sobre suas práticas. Esse processo gera a tomada de
consciência da necessidade de se manter em constante processo de construção, aprendendo continuamente a
ser professoras, no decorrer do desenvolvimento da atividade pedagógica, o que permite engendrar os
processos reflexivos compartilhados. Esse caráter de se produzir docente é que possibilita compreendê-lo como
uma atividade profissional, demarcando o profissionalismo docente. Além disso, foi possível compreendermos
que as concepções de docência das participantes referem-se a um entendimento do ensino em sua dimensão
real , pois, em sala de aula, inspiram-se em suas próprias experiências quando foram professoras da educação
básica para ensinar aos novatos e futuros professores. Dessa forma, foi possível observarmos que as mesmas
mantêm um ensino respaldado na pesquisa que fazem, tendo em vista as necessidades dos profissionais de
hoje, para atuarem socialmente. Ao mesmo tempo, evidenciamos, através da repercussão de suas concepções
sobre a educação básica no ensino superior, que as professoras-participantes centram suas atividades
pedagógicas no objetivo de desenvolver as habilidades da língua, tal qual se encontra assinalado nos estudos
recentes de profissionais da linguagem.