Métodos para iniciação de crianças ao violoncelo: leituras e usos - um estudo na região sul do Brasil
Resumo
A presente dissertação vincula-se à linha de pesquisa Educação e Artes LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS, e ao grupo de estudos FAPEM (CNPq): Formação, ação e pesquisa em Educação Musical. A pesquisa teve por objetivo analisar as leituras e usos de professores de violoncelo, atuantes na região sul do Brasil, acerca dos métodos utilizados na iniciação de crianças. Para tanto, foi necessário um levantamento e uma breve análise dos métodos, assim como investigar de que modo esses livros são adaptados e complementados em diferentes realidades. O estudo teve como aporte teórico o referencial de Roger Chartier (1997, 1999, 2002a e 2002b), considerando-se o texto musical um objeto de leitura constituído de materialidade e passível de interpretação. Para a realização do trabalho, os métodos musicais foram estudados enquanto livros didáticos para o ensino instrumental, assim como quanto aos aspectos referentes ao repertório e ao desenvolvimento musical na etapa de iniciação. Para tanto, procurou-se estabelecer um diálogo com autores das áreas de Educação e de Música, em interfaces com a Educação Musical. Neste sentido,
foram utilizados como referenciais estudos de autores como Anne-Marie Chartier (2007) e Alain Choppin (2004), na área de Educação; Garbosa (2003, 2009), Souza (1994), Penna (2008), Torres (2009), França e Swanwick (2002), Pleeth (1982) e Maciente (2008) na área da Música, entre outros. Metodologicamente, a pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principal fonte de dados a fala dos professores de
violoncelo, considerando-se suas leituras e experiências no uso dos métodos. A partir do estudo, constatou-se que alguns métodos são escolhidos como base para o trabalho de iniciação, entretanto, as propostas dos autores não engessam as práticas dos professores, há liberdade na leitura e grande diversidade de usos. Os métodos são escolhidos e complementados, segundo as necessidades da comunidade de leitores violoncelistas. Os resultados apontam também para a
influência do livro didático na divulgação de propostas de educação musical que priorizem o fazer musical em detrimento de um ensino focado na técnica e na performance.