A formação de professoras da educação rural sobre a violência
Fecha
2012-03-02Metadatos
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Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação
vinculada a Linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento
Profissional (LP1) do PPGE/UFSM. Através de um Estudo de Caso, buscou-se
destacar a história de vida de três professoras, duas delas professoras da Educação
Rural, e uma professora que trabalha na Secretaria Municipal de Educação de Santa
Maria/RS. Procurou-se ressaltar, nessa pesquisa, se as professoras da Educação
Rural sentem-se preparadas para lidar com casos de violência que presenciam
diariamente na escola; como elas lidam com essas situações e quais são as
estratégias pedagógicas elaboradas para o combate e enfrentamento dos conflitos.
Da mesma forma, estabeleceu-se uma discussão sobre a influência das políticas
públicas de formação continuada para o combate da violência, a partir das vivências
e experiências relatadas pelas professoras colaboradoras. O uso da autobiografia
como método de pesquisa possibilitou as colaboradoras da pesquisa repensarem
criticamente suas práticas pedagógicas sobre o enfrentamento da violência, bem
como possibilita ao leitor/professor em formação inicial ou continuada conhecer a
partir da história de vida dessas professoras a realidade escolar no âmbito do
enfrentamento da violência. Para fundamentar a escrita dessa dissertação, utilizouse
o ponto de vista de autores como Antunes (2010), Yin (2005), Souza (2006;
2008), Lima (2005), Jares (2007), Muller (2006), Freire (1987; 1996). O trabalho
encontra-se dividido em oito capítulos, dentre eles, três capítulos que abordam as
seguintes categorias de análise das informações: Formação continuada para o
enfrentamento da violência; Estratégias Pedagógicas realizadas para o
enfrentamento da violência; Vivências e experiências sobre a violência na escola.