Mostrar registro simples

dc.creatorMedeiros, Daniela
dc.date.accessioned2012-12-18
dc.date.available2012-12-18
dc.date.issued2012-04-16
dc.identifier.citationMEDEIROS, Daniela. Diferença e subjetividades do corpo: que educação é essa?. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6994
dc.description.abstractThis work was developed for a Postgraduate Program, PPGE / UFSM, in the research line 'Education and the Arts' and offered to discuss: How to think about education and constitution of the body from the difference and their subjectivities? What place and/or between-place this body occupies in school? How the differences of this body have interfere in its constitution? How to think the body involved in these educational processes and subjectivity? The biggest problem, released as the first and interlaced to the others (goals), directs this research that elapses in a post-structuralist perspective and uses, between the different frames, of the theory and Deleuzian philosophy of difference as an important support to think these problematizations. From this, it is proposed to consider the school body and the language producer body in the same manner that the pure thought to the similarities and potential of the body. Such propositions are organized from the stance taken by the methodology chosen, the ABR (Arts-Based Research). This, in turn, allows a written constructed by different possibilities (performatives, literary, musical, poetic and visual) and connect with them as a way to describe every sensation and / or (in) conclusion. Finally, the thoughtful questions throughout the work and anchored in the experiences of an collaborator (Vitor) intersect in a final moment of connections in order to rescue the most that was possible to construct and deconstruct from the proposed - Wich education we are talking about when we consider such thoughts?eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectDiferençapor
dc.subjectSubjetividadespor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectBodyeng
dc.subjectDifferenceeng
dc.subjectSubjectivitieseng
dc.titleDiferença e subjetividades do corpo: que educação é essa?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste texto dissertativo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação, PPGE/UFSM na Linha de Pesquisa Educação e Artes‟ e se propôs a discutir: De que forma pensar a educação e constituição do corpo a partir da diferença e de suas subjetividades? Que lugar e/ou entre-lugar este corpo ocupa na escola? De que maneira as diferenças deste corpo interferem na sua constituição? Como pensar o corpo implicado nestes processos educacionais e de subjetivação? O problema maior, lançado como primeiro e entrelaçado aos demais (objetivos), orienta esta pesquisa que decorre por uma perspectiva pós-estruturalista e utiliza-se, entre os diferentes referenciais, da teoria deleuziana e a filosofia da diferença como importante suporte para pensar tais problematizações. A partir deste referencial propõe-se pensar o corpo escola e o corpo produtor de linguagem, da mesma forma que a diferença pura tida como as semelhanças e potencialidades do corpo. Tais proposições organizam-se a partir da postura assumida pela metodologia escolhida, a IBA (Investigação Baseada nas Artes). Esta, por sua vez, permite uma escrita construída por distintas possibilidades (performativas, literárias, musicais, poéticas e visuais) e se encharca com as mesmas como uma maneira pessoal de descrever cada sensação e/ou (in) conclusão. Finalmente, as questões pensadas ao longo do trabalho e ancoradas nas experiências de um colaborador (Vitor) entrecruzam-se em um momento final, de amarrações, com o intuito maior de resgatar o que foi possível construir e desconstruir a partir do proposto De que educação estamos falando quando consideramos tais reflexões?por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.contributor.referee1Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1361785565182358por
dc.contributor.referee2Lazzarin, Luís Fernando
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8243844643378763por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6361359743215906por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples