Alunos com altas habilidades/superdotação e o fenômeno bullying
Abstract
Os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), muitas vezes não são
identificados e desta forma, não são reconhecidos, tão pouco seus potenciais valorizados nos
ambientes escolar e familiar. Isso ocorre em função dos vários mitos e concepções
equivocadas que a sociedade, em específico a comunidade escolar (professores, pais e
colegas) têm a respeito das AH/SD. No entanto, a violência nas escolas está aumentando
significativamente e, uma de suas formas mais comum no ambiente escolar é o Bullying. Este
fenômeno ocorre quando as agressões físicas, psicológicas, veladas ou não acontecem de
forma repetitiva com a mesma vítima. Neste sentido, os alunos com AH/SD se não forem
reconhecidos e estimulados podem canalizar seus potenciais para fins não construtivos.
Contudo, em função dos mitos existentes sobre as AH/SD, estes sujeitos podem ser vitimados,
visto que são caracterizados, muitas vezes, como NERDs, CDFs, puxa-saco de professores,
entre outros estereótipos. Nesta perspectiva, surge um questionamento a ser investigado: O
Bullying no ambiente escolar está relacionado à ausência de reconhecimento dos potenciais
dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação? . Para responder a esta indagação, a
Pesquisa intitulado Alunos com Altas Habilidades/Superdotação e o Fenômeno Bullying
tem como principal objetivo pesquisar a relação entre a ausência de reconhecimento dos
alunos com AH/SD e os comportamentos Bullying no ambiente escolar, de forma a
compreender se há influência da ausência de reconhecimento de potenciais na formação dos
comportamentos hostis entre colegas de escola. Para tanto, a metodologia utilizada está
embasada em pesquisa exploratória descritiva, visto que este tipo de pesquisa proporciona aos
pesquisador a descrição dos fenômenos, bem como suas possíveis relações. A abordagem
desta pesquisa é qualitativa em virtude da produção de indicadores para formulação de dados
possibilitarem a descoberta do número de alunos envolvidos no Fenômeno Bullying, bem
como o número de alunos com AH/SD e o número de alunos que apresentam as duas
características. Os resultados obtidos possibilitaram a compreensão de que o não
reconhecimento e a não valorização dos alunos com AH/SD favorecem o envolvimento destes
com o Fenômeno Bullying, e apontam a prevalência de potenciais canalizados de forma
violenta. Além disso, os professores e a família, muitas vezes, desconhecem e/ou favorecem a
não valorização e o desrespeito para com estas crianças. Por fim, espera-se que com esta
pesquisa, a comunidade escolar e acadêmica compreenda as necessidades específicas de
aprendizagem dos alunos com AH/SD, a fim de reconhecer e valorizar os potenciais destes
alunos/filhos, bem como adotar medidas de minimização e combate ao Fenômeno Bullying.